Santa Maria tem primeiro caso confirmado de coronavírus

Santa Maria tem primeiro caso confirmado de coronavírus

Medidas de prevenção e enfrentamento à doença estão sendo intensificadas no município

Correio do Povo

Rodoviária é um dos locais da cidade já sem movimento de pessoas

publicidade

Novas estratégias serão adotadas para a contenção e combate ao Covid-19 em Santa Maria, que registra um caso confirmado da doença. O assunto foi tratado em reunião neste domingo entre representantes da prefeitura e dos órgãos de segurança.

Segundo informações da prefeitura, ao todo, são 77 casos suspeitos, com 12 descartados. Há 136 respostas do formulário para viajantes. A prefeitura informou que o paciente que testou positivo para o coronavírus é um homem de 32 anos. É Santa Maria, viajou para Joinville (SC) e, quando voltou, fez o teste em um laboratório particular. O caso foi notificado à Vigilância em Saúde municipal. O Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/RS) confirmou o caso. O paciente está isolado em casa desde a última terça-feira e é monitorado da Vigilância em Saúde. Ele passa bem e seus sintomas são leves. Pessoas que tiveram contato com ele passarão por exames.

O prefeito Jorge Pozzobom informou que os agentes de segurança continuarão a realizar abordagens com o objetivo de orientar a população quanto à necessidade de ficarem em casa, não circularem pelas ruas e só saírem para o estritamente necessário. "Todos os decretos publicados até agora vão nesse sentido e precisamos contar com a compreensão da população." 

A partir deste domingo, 20 viaturas das diferentes polícias e Guarda Municipal circularão por toda a cidade, principalmente em locais de lazer, como praças, para dispersar aglomerações. “Reforçamos esse trabalho conjunto com o objetivo de garantir a segurança da população. Essa é uma forma de todos, juntos, combaterem essa pandemia. O momento é agora. O que fizermos neste momento vai refletir lá na frente, e queremos que os danos sejam os menores possíveis. Protejam-se e também aos seus”, disse o comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CPRO) Central, Erivelto Hernandes Rodrigues.

As ações ocorrerão de forma contínua, contando com a colaboração da população. “Essas ações conjuntas são uma necessidade porque há pessoas que não estão colaborando ao insistir em ir para as ruas, se aglomerando, saindo para fazer exercícios, levando o cachorro para passear. Estamos diante de uma situação séria. Esses esforços não são infundados. Fiquem em casa”, disse o delegado titular da 3ª Delegacia Regional de Polícia, Sandro Meinerz.

Situação na cidade

Nos supermercados do município, nesse sábado, os gerentes orientavam as pessoas para não comparem produtos em excesso. Os funcionários trabalham de forma mais protegida. Já as linhas de ônibus circularam com horários diferenciados e até as 21h. Nesta segunda-feira, a frota vai operar das 7h as 21h. Nova reunião ocorre nesta segunda-feira entre integrantes da prefeitura e da Associação dos Transportadores Urbano para definir o cronograma nos próximos dias.

O Hospital Casa de Saúde, que atende 100% pelo SUS, suspendeu, até segunda ordem, as cirurgias eletivas. Também estão suspensos todos os atendimentos do Ambulatório de Especialidades. Os pacientes com cirurgias agendadas podem ligar para (55) 3028-9401.

Nesse fim de semana, o Exército passou a ciruclar com viaturas no municipio abordando pessoas que estavam em grupos e alertando da importância de permanecerem em suas residências. Nesta segunda-feira, quando se inicia a Campanha Nacioonal de  Vacinação contra a Influenza, os militares montarão tendas próximo aos locais de imunização a fim de evitar aglomerações.

Também para evitar aglomerações, foram retirados os bancos na praça Saldanha Marinho e no Calçadão. Além disso, o decreto da prefeitura determina que somente podem funcionar estabelecimentos e setores com serviços essenciais, mas respeitando questões de saúde e higiene.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895