Santa Rosa abre Fórum de Desenvolvimento Gaúcho

Santa Rosa abre Fórum de Desenvolvimento Gaúcho

Evento promovido pelo Correio do Povo e Famurs vai passar por sete municípios gaúchos para debater demandas regionais para o desenvolvimento

Felipe Dorneles

O primeiro painel do dia teve a presença de Ruy Irigaray, Leonel Petry, Everaldo Bueno Rolim com mediação do Diretor de Redação do Correio do Povo, Telmo Flor

publicidade

Acontece hoje em Santa Rosa, na região Noroeste do Estado, o Fórum de Desenvolvimento Gaúcho. O evento, promovido pelo Correio do Povo e Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), tem como objetivo ouvir as demandas das regiões para o Rio Grande do Sul se desenvolver.

O evento iniciou com palestra do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ruy Irigaray, que destacou que a prioridade da pasta para a região é a infraestrutura. “Com infraestrutura, as regiões conseguem atrair empresas e gerar emprego e renda, critérios para o desenvolvimento”. Ele destacou também o investimento nos potenciais turísticos da região, que podem ser desenvolvidos fortalecendo atrações já existentes e também que poderão ser desenvolvidas com a vinda das barragens.

Além de Irigaray, o primeiro painel do dia contou com a presença do presidente da Associação dos Municípios da Região Fronteira Noroeste, Leonel Petry e do presidente da Associação dos Municípios da Região Celeiro, Everaldo Bueno Rolim. A mediação foi do Diretor de Redação do Correio do Povo, Telmo Flor.

Petry destacou as dificuldades de empresas investirem na região, devido aos entraves ambientais para a instalação e operação de indústrias. Ressaltou ainda a importância dos complexos hidrelétricos para o desenvolvimento. Rolin ressaltou a baixa autoestima dos municípios e disse que sente uma atenção do governo do Estado para as regiões Metropolitana e Serra. “Precisamos muito desse acolhimento para nossas regiões se desenvolverem”. Ele destacou que a região tem o Salto do Yucumã, uma das belezas mais lindas do Estado, e não tem estrutura para receber turistas. O prefeito de Santa Rosa, Alcides Vicini, pediu atenção do governo do Estado para o tema complexos hidrelétricos, reivindicado há mais de 40 anos.

Durante a tarde, o segundo painel do Fórum irá abordar projetos estratégicos para o desenvolvimento da região: complexos hidrelétricos, pontes internacionais e federalização da ERS 344. O evento conta com a presença da comunidade regional e representantes de entidades empresariais e universidades.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895