Sapiranga disponibiliza cursos gratuitos à população

Sapiranga disponibiliza cursos gratuitos à população

O primeiro curso está ensinando sobre as propriedades específicas das ervas

Stephany Sander

As aulas acontecem com turmas reduzidas, por conta da pandemia

publicidade

A temporada de cursos gratuitos de 2021 no Centro Municipal de Estudos Ambientais de Sapiranga (Cemeam) já começou. Neste ano, serão ofertados sete cursos através da parceria da Prefeitura de Sapiranga, com o Sindicato Rural de Taquara e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Podem participar pessoas maiores de 18 anos que residam em Sapiranga e região. O primeiro curso está ensinando sobre as propriedades específicas das ervas, com aulas que abordam conceitos básicos de plantas medicinais, condimentares e aromáticas e estão sendo ministradas pela bióloga especialista em plantas Marilia Pozo de Mattos Pereira.

Os alunos estudam sobre todo o processo, desde a identificação e preparação das mudas, tipos de solo, plantio, até a secagem e armazenagem das folhas. O curso ainda abordará os usos e contraindicações de alguns tipos de plantas, técnicas de produção, uso e tratamento das plantas.

Conforme a coordenadora do Centro Ambiental, Fabiana Haubert, as aulas acontecem com turmas reduzidas, por conta da pandemia. "Estamos conseguindo retornar lentamente e todos os cuidados com os protocolos sanitários estão sendo seguidos. A ideia dos cursos é ensinar as pessoas e aproximá-las da natureza, qualificando a população. Como os cursos são profissionalizantes, os alunos que saem daqui acabam criando novas oportunidades de renda, o que é extremamente importante. Estamos muito felizes de poder proporcionar isso aos sapiranguenses de novo”, disse ela.

Além do curso básico de plantas medicinais, outros seis estão programados para acontecer até o fim do ano. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone do próprio Cemeam, através do número (51) 3959-1007.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895