Sapiranga lança projeto que aperfeiçoa a aprendizagem

Sapiranga lança projeto que aperfeiçoa a aprendizagem

Projeto consiste na proposta de mudar o formato de ensino e a visão a respeito do Sistema de Avaliação da Educação Básica

Stephany Sander

Projeto foi batizado com o nome “-(L)imitações +Aprendizagem”

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A Secretaria Municipal de Educação de Sapiranga lançou o projeto “-(L)imitações +Aprendizagem”, para engajar escolas, secretaria, alunos e professores no objetivo de pensar a intencionalidade da atividade em cada componente curricular, englobando todas as áreas e aprimorando a educação e o processo de aprendizagem.

“Em ano de Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), muito mais do que preocupados com a nota, queremos que o processo de aprendizagem seja o resultado, estamos preocupados com a qualidade do ensino”, explica Ana Andrioli, diretora pedagógica da secretaria. Ela complementa que o SAEB é utilizado para a nota do IDEB, referencial que mede o nível da educação nas escolas.

O projeto consiste na proposta que vem sendo tratada diariamente pelas equipes da Secretaria, que é a de mudar o formato de ensino e a visão a respeito do SAEB. “Em outros anos, fazíamos oficinas voltadas ao público que faz o teste, que são o 5º e o 9º ano. Então, resolvemos reconstruir esse processo, um trabalho realmente de rede e que deve ser feito desde os anos iniciais, priorizando as atividades pedagógicas em sala de aula. Vamos começar desde a base, reforçando habilidades e competências que precisam ser desenvolvidas sempre, não apenas em ano de avaliação”, detalha Ana.

A supervisora pedagógica Sarah de Oliveira corrobora com a importância do projeto no sentido de mostrar ao aluno e ao professor que todas as áreas são integradas. “A prova contempla apenas o português e a matemática, mas trabalhamos ambos em todas as disciplinas, não somente nas específicas. O projeto veio também para contemplar essa globalização do ensino, para mudar a mentalidade dos próprios professores”, revela Sarah.

Assim, a intenção é também desmistificar a própria aplicação da prova e a forma como é aplicada. Um dos objetivos da SMED com o projeto é fazer com que a realização da prova seja um processo natural para o aluno. “Queremos que essa prova seja apenas mais uma etapa. Porque percebemos, por exemplo, na interpretação de texto, que há problemas matemáticos que o aluno não sabe o que quer dizer. A conta talvez até saberia resolver, mas não consegue interpretar. Então são várias questões que vamos retomar desde os pequenos”, projeta Ana.


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