Sapiranga terá Unidade Escola de Medicina em parceria com a Feevale

Sapiranga terá Unidade Escola de Medicina em parceria com a Feevale

No local, serão ofertados atendimentos nas especialidades de ginecologia e obstetrícia, dermatologia, medicina da família, psiquiatria e pediatria

Stephany Sander

Alunos de medicina da Feevale já atuam na vacinação contra a Covid-19

publicidade

A cidade de Sapiranga contará com uma Unidade Escola de Medicina. A iniciativa, única na região, e prevista para ter início em maio deste ano, ocorre através de mais uma parceria com a Universidade Feevale, com sede em Novo Hamburgo. Pensando no atendimento de excelência e humanizado os acadêmicos de medicina, juntamente com seus professores/médicos, farão seus estágios práticos no município, através da Unidade Escola, que funcionará na até então chamada Unidade Básica de Saúde do bairro São Jacó.

No local, serão ofertados atendimentos nas especialidades de ginecologia e obstetrícia, dermatologia, medicina da família, psiquiatria e pediatria. Os atendimentos de odontologia e de enfermagem permanecem sendo realizados pelos profissionais da rede municipal de saúde. Cada turma de estudantes, que atuará na Unidade, contará com cerca de 15 alunos, orientados por oito professores. A parceria está na fase de ajustes dos últimos detalhes, que serão tratados em um encontro que ocorrerá na próxima semana

De acordo com a coordenadora pedagógica do curso de medicina da Feevale, Camille Coffy Jacques, a universidade, desde o primeiro semestre envolve os alunos com atividades práticas, pois entende a importância da formação de profissionais críticos e reflexivos, com perfil questionador e pró-ativos. “Essas atividades práticas permitem a aplicação do conhecimento frente as diferentes situações da rotina em que vão estar inseridos. O aluno vai significando esses conhecimentos através da prática. Então, é muito importante nesse processo de formação do médico, que a gente possibilite para eles a observação e a vivência das atividades em saúde”, explica Camille.

Ainda segundo ela, os alunos que atuarão em Sapiranga estão cursando o módulo 5, 6 e 7 do currículo do curso de Medicina da Universidade, correspondente ao 5º, 6º e 7º semestre. Camille explica que todas as áreas de conhecimento do currículo foram organizadas para que os alunos consigam perceber, entender e, no futuro, receber seus próprios pacientes como um ser humano integral.

“Eles não vão mais ser aqueles médicos que eram ultraespecializados ou com uma visão estritamente hospitalocêntrica. Eles vão aprender a tratar esse paciente de uma forma mais generalista”, pontua a coordenadora. Atualmente, alunos do curso de Medicina já atuam juntamente com as equipes de enfermagem nas vacinações contra a Covid-19 da cidade.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895