Cidades

Sarandi decreta situação de emergência após tempestade de granizo

Em Barra Funda, cerca de 30 casas tiveram problemas com os telhados

A terça-feira foi dia de levantar os prejuízos causados pelo granizo e arrumar teclados em Sarandi
A terça-feira foi dia de levantar os prejuízos causados pelo granizo e arrumar teclados em Sarandi Foto : Denis Jordan / Prefeitura de Sarandi / CP

A região Norte do Estado foi atingida na segunda-feira por uma intensa chuva de granizo. Na manhã desta terça-feira, a Defesa Civil Estadual informou que centenas de casas tiveram os telhados danificados. Cerca de 30 equipes da prefeitura seguem realizando o levantamento dos estragos nos locais. “Estimamos, de acordo com relato de moradores e entrega de lonas, que 500 residências sofreram avarias”, projeta o coordenador municipal da defesa civil Geovani Henrique Bueno.

Segundo ele, o temporal durou entre 20 e 30 minutos. “As pedras tinham o tamanho da palma da mão de um adulto”, comparou. Danos foram registrados em toda a cidade, inclusive em prédios públicos como dois postos de saúde, o quartel do corpo de bombeiros e 10 escolas públicas, que tiveram que suspender as aulas nesta terça-feira.

Conforme Bueno ocorreram danos em várias partes da cidade. “Não temos como apontar um local mais atingido. Pelo laudo obtido junto a Emater, a lavoura de trigo foi muito danificada. Estimamos que o prejuízo na agricultura chegue aos R$ 9 milhões”, lamenta.

Aproximadamente 120 pessoas, de 30 famílias, tiveram que buscar abrigo na casa de familiares e amigos na noite de segunda-feira. Um abrigo chegou a ser montado no bairro Kennedy, mas não precisou ser utilizado. Já a terça-feira foi dia de limpeza e conserto nas casas de muitos moradores. Ainda durante a manhã, o prefeito Pablo Mari decretou situação de emergência. Máquinas da prefeitura foram utilizadas para atender aos atingidos pelo temporal e desobstruir vias.

Ainda nesta terça-feira, um caminhão com telhas, da Defesa Civil Estadual deve ser deslocado para Sarandi. Foi montado o gabinete de crise junto com a Defesa Civil municipal e estadual. Manta asfáltica foi usada de forma provisória para cobrir os furos nos telhados das escolas.

“Em um dos colégios será necessário trocar todo o telhado. Mais de 20 mil metros quadros de lonas foram distribuídos desde segunda-feira. As pessoas que conseguirem arrumar suas casas por conta, melhor, pois foram muitas casas atingidas e não há mão de obra suficiente”, disse o prefeito em uma transmissão pela internet.

A Secretaria Municipal de Promoção Social está sendo utilizada como ponto de coleta de doação de móveis, colchões, roupas de cama e alimentos. Quem quiser doar e não tiver como fazer a entrega, pode ligar para a Prefeitura, através do número (54) 9.9182-6402, que disponibilizará uma equipe para realizar a busca.

Em Barra Funda, distante cerca de 13 km de Sarandi, aproximadamente 30 casas tiveram os telhados danificados pelo granizo. As comunidades das linhas Cabrito e Carijo foram as mais atingidas. A Emater informou danos em lavouras totalmente destruídas, milho, trigo, videiras e hortifruti.

O prefeito André Signor deve decretar emergência ainda nesta terça-feira. “Estamos fazendo levantamento ainda. Posteriormente, após ter ciência com exatidão dos prejuízos, vamos tomar a decisão final”, observa. Equipes do município desobstruíram ruas e entregaram seis rolos de lonas, que totalizam 3,5 mil m2, para os moradores atingidos.

Veja Também