Cidades

Secretaria Estadual da Saúde promove entrega do Selo Município Amigo da Vacina e do Prêmio Imuniza Escola

Prefeitos e representantes municipais lotaram o auditório do Ministério Público Estadual nesta quinta-feira para receber os reconhecimentos

Prefeito de Ametista do Sul, Jadir José Kovaleski, recebe certificação de Município Amigo da Vacina.
Prefeito de Ametista do Sul, Jadir José Kovaleski, recebe certificação de Município Amigo da Vacina. Foto : Mauro Schaefer

Prefeitos e secretários de saúde de 417 municípios lotaram o auditório do Ministério Público Estadual nesta quinta-feira, em Porto Alegre. Os representantes vieram receber o Selo Município Amigo da Vacina e o Prêmio Imuniza Escola. Os projetos fazem parte de uma iniciativa conjunta do Ministério Público do Estado e da Secretaria Estadual da Saúde.

Estiveram presentes no evento o governador Eduardo Leite, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, a secretária adjunta da Saúde, Ana Costa, e o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz.

“Quando se consegue chegar no mês de dezembro com essa representação expressiva dos municípios é porque de fato os municípios fizeram aquilo que é mais importante, que é proteger os cidadãos com a vacina conforme o calendário vacinal. Todos aqui presentes representam a força da vontade de estar junto na proteção de saúde no estado”, afirmou a secretária da saúde do Rio Grande do Sul, Arita Bergmann, durante sua fala.

O Prêmio Imuniza Escola é uma iniciativa destinada a incentivar os municípios a alcançarem maiores índices de vacinação contra o vírus HPV entre meninos e meninas de 9 a 14 anos. Essa vacina protege contra quatro tipos de HPV, sendo dois deles de alto risco, responsáveis por 70% dos casos de câncer do colo do útero entre as mulheres. Hoje o Rio Grande do Sul é o 4º estado com maior número de casos de câncer de colo do útero, sendo este o 4º tipo de câncer mais frequente entre o público feminino.

No Imuniza Escola, a premiação é destinada àquelas cidades que atingem uma cobertura vacinal maior ou igual a 80% da população na faixa etária da vacina. O valor total destinado às premiações é de R$ 690 mil e os valores cedidos variam conforme o número de pessoas vacinadas, podendo ser de R$40 mil a R$100 mil reais. Segundo a secretária Bergmann, o Prêmio Imuniza Escola foi realizado em uma versão piloto e em breve será assinado um termo de cooperação formado pelo estado e pelo ministério público, que permitirá que o projeto tenha vida longa.

A secretária adjunta da Saúde, Ana Costa, destacou ainda o trabalho do Departamento de Gestão de Tecnologias e Inovação (DGTI) do Governo do Estado, responsável por desenvolver um sistema capaz de informar ao gestor municipal todos os jovens vacinados e não vacinados e as respectivas escolas onde estão matriculados, interface que posteriormente viabilizou o Prêmio Imuniza Escola. O programa desenvolvido pelo DGTI já foi premiado em um evento no Paraná e foi premiado novamente pelo Governo do Estado durante o evento nesta quinta-feira.

Já o projeto Município Amigo da Vacina reconhece as administrações que alcançam maiores índices no calendário vacinal das vacinas Pentavalente, que protege contra difteria, tétano, coqueluche (células inteiras), Haemophilus influenzae tipo b e hepatite B; Tríplice Viral, que protege contra sarampo, a caxumba e a rubéola e a vacina contra o HPV.

Ao todo, 417 cidades foram agraciadas com o certificado Município Amigo da Vacina, sendo 139 municípios na categoria Ouro, 129 na categoria Prata e 149 na categoria Bronze. Ametista do Sul, por exemplo, foi um dos municípios certificados.

“O maior desafio que a gente teve foi o desafio de as crianças querem fazer a vacina, mas fizemos um trabalho de identificar e ir até essas crianças e fazer com que elas percebessem que através dessas vacinas elas estariam protegidas, tanto elas como suas famílias. Houve uma compreensão muito grande da população, fizemos campanha e levamos os profissionais de saúde até as escolas. O valor do prêmio vai ser importante para continuarmos fazendo campanhas de vacinação e aplicarmos esse recurso na educação e na saúde do nosso município”, afirmou o prefeito de Ametista do Sul, Jadir José Kovaleski.

Além dos municípios que receberam os certificados por terem atingido as metas exigidas para premiação, a secretaria da Saúde reconheceu ainda o esforço dos municípios de Gravataí e Caxias do Sul, que conquistaram, respectivamente, 80,74 dos meninos e 91% das meninas vacinadas contra o HPV.