Sede do Restaurante Popular é reaberta na Ilha da Pintada
Unidade serve aproximadamente 200 marmitas por dia
publicidade
O Restaurante Popular (RP), importante aliado das comunidades do bairro Arquipélago, em Porto Alegre, está de volta à Ilha da Pintada. O projeto social, que serve em média 200 refeições por dia, reabriu sua sede nesta segunda-feira e voltará a atender a famílias em vulnerabilidade social da região de forma presencial a partir de amanhã.
Atingido pela inundação no início de maio, o espaço localizado na rua Oscar Shmitt, 67, foi inteiramente reconstruído. Ganhou novos mobiliários e equipamentos, interior e exterior foram higienizados e repintados. Nesta manhã, a cozinha voltou a receber alimentos, que serão servidos no almoço de amanhã.
“Assim que baixaram as águas, começamos a reforma. Tivemos também que adquirir utensílios, a gente acabou perdendo muito equipamento”, conta Everson Bitelo, um dos articuladores do projeto na região das Ilhas.
Nesta segunda, quem foi até o local recebeu uma marmita, com comida pronta, vinda da unidade do Restaurante Popular que funciona na Vila Cruzeiro. “Desde que o prédio alagou, nossa equipe foi redirecionada para o nosso restaurante na Vila Cruzeiro. De lá eles produziam marmitas e as distribuíam em abrigos espalhados pela cidade, incluindo a região das Ilhas; o atendimento não parou”, reforça Bitelo.
A dona de casa Terezinha Roncato Alencar, 39 anos, viu as portas do restaurante abertas e foi para a filha. Saiu contente com a doação. “Ajuda demais, a comida é bem gostosa”, conta.
A partir de amanhã, o espaço volta a servir a comida no local, no sistema de buffet. Ao chegar, as pessoas receberão senhas, como ocorria antes da inundação. Para ter direito à alimentação, basta fazer parte de um dos programas sociais do governo e ter um Número de Identificação Social (NIS) válido. Quem não está cadastrado no RP, é incluído na hora. Aí é necessário apresentar RG, CPF e outras informações básicas como endereço.
A Capital possui seis restaurantes populares, que fazem parte do projeto Prato Alegre. Aproximadamente mil refeições são servidas diariamente.
As unidades na Capital servem almoço de segunda a domingo (no Centro), e de segunda a sexta-feira (Restinga, Lomba do Pinheiro, Rubem Berta, Cruzeiro e Ilha da Pintada), abrindo às 11 horas, até atingir o número máximo de refeições.
Endereços:
- Centro — Rua Garibaldi, 461 (400 refeições/dia — segunda a sexta; e 200 refeições/dia — sábados e domingos)
- Cruzeiro — Rua Dona Otília, 210 (100 refeições/dia — segunda a sexta)
- Lomba do Pinheiro — Rua Cacimbas, 159 (100 refeições/dia — segunda a sexta)
- Restinga — Estrada Chácara do Banco, 71. (100 refeições/dia — segunda a sexta)
- Rubem Berta — Rua Caetano Fulginiti, 95 (100 refeições/dia — segunda a sexta)
- Ilha da Pintada — Rua Oscar Shmitt, 67 (200 refeições/dia — segunda a sexta)