As obras de canalização do arroio José Joaquim, em Sapucaia do Sul, atualmente estão concentradas na curva da Rua Américo Vespúcio em direção à nascente, no bairro Sete, e fazem parte da Fase 2 do projeto. Os trabalhos, que iniciaram ainda em 2009 e que tem como objetivo principal conter pontos de alagamentos que antigamente causavam transtornos à comunidade, estão com 50% dos serviços concluídos.
No momento, máquinas e operários trabalham no muro de alvenaria da lateral do arroio, bem como na colocação da tubulação para desvio do leito e realizam escavações para dar correta regularização no curso da vazão de água. A Fase 1 da obra, que compreende o trecho que vai da BR 116 até a avenida Rubem Berta, e contou ainda com a revitalização das vias laterais, calçamento e pavimentação, já está concluída e liberada para trânsito.
O prefeito de Sapucaia do Sul, Luis Rogério Link, explica que os serviços demoraram mais do que o previsto em função de entraves judiciais em relação a desapropriação de famílias, pois algumas ainda se recusam a sair das margens do arroio, área considerada de risco. “Atualmente temos 42 famílias reassentadas e que estão sendo beneficiadas com o aluguel social. Essa obra é muito importante para o município, em espacial para famílias dos bairros Sete, São José, Cohab e Vargas, na medida em que vai colocar fim aos alagamentos e trará mais tranquilidade e qualidade de vida. A conclusão dessa etapa está prevista para 2018.”
Segundo o prefeito, já existe o projeto da Fase 3, que compreende o bairro Fortuna, comunidade que reside do outro lado da BR-116. No entanto, para este trecho, segundo Link, não há previsão de liberação de recursos. A Fase 1 e 2 das obras do Arroio José Joaquim, que compreende a canalização a céu aberto do arroio, teve um investimento de R$ 22 milhões.
Segunda fase de obras de canalização de arroio em Sapucaia está 50% concluída
Trabalhos têm como objetivo conter pontos de alagamentos