Cidades

Sema promove debate sobre a causa animal no dia dedicado ao tema

Encontro reuniu gestores públicos, entidades e protetores para discutir políticas e ações de bem-estar animal no Estado

Secretária do Meio Ambiente, Marjorie Kauffmann discursou na abertura do evento
Secretária do Meio Ambiente, Marjorie Kauffmann discursou na abertura do evento Foto : Pedro Piegas

O governo do Estado realizou nesta segunda-feira (6) o 1º Encontro Estadual pelo Dia dos Animais, na Casa da Ospa, em Porto Alegre. Promovido pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), o evento reuniu secretários municipais, representantes de ONGs, conselhos, protetores independentes e órgãos de fiscalização para debater políticas públicas e estratégias voltadas à causa animal no Rio Grande do Sul.

A programação marcou a data dedicada aos animais e teve como foco a construção de soluções conjuntas para fortalecer o bem-estar e a proteção animal no Estado, além de aproximar os municípios da estrutura estadual. Entre os principais temas discutidos estiveram o manejo populacional de cães e gatos, o combate ao tráfico de fauna silvestre e a importância da integração entre saúde humana, animal e ambiental, conceito conhecido como “Saúde Única”.

Durante o evento, a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, destacou o avanço do Estado em políticas voltadas ao bem-estar animal e a importância de uma atuação conjunta entre Estado e municípios. Segundo ela, o encontro faz parte de um novo momento da Secretaria, que tem ampliado sua atuação nesse tema. A titular também anunciou a tramitação do projeto de criação do Fundo Estadual de Bem-Estar Animal, que está em análise na Assembleia Legislativa e deve inspirar a criação de fundos municipais.

Veja Também

Marjorie ressaltou que o objetivo é dar continuidade às políticas públicas e evitar interrupções no repasse de recursos. Ela destacou ainda a importância da Consulta Popular, que está aberta até o dia 10 de outubro, como meio de garantir verbas para ações como castrações e “chipagem” de animais. “Esse primeiro encontro alusivo ao Dia dos Animais será o primeiro de muitos. Queremos que os municípios e suas secretarias nos ajudem a escrever essa política que é tão recente, mas que está encontrando seu espaço”, afirmou.

A diretora-geral da Sema, Fernanda Leite Weizenmann, também reforçou o papel de integração do encontro. Para ela, o momento é de troca de informações e de fortalecimento dos programas estaduais já existentes. “Muitas pessoas não sabem de programas existentes. Por isso acho importante trazer essa ideia para que todos possam a adesão das suas cidades. Nós do Estado, municípios e protetores estamos na linha de frente fazemos essa construção juntos”, ressaltou.

Além das falas institucionais, o encontro incluiu a apresentação dos programas estaduais de bem-estar animal, o estímulo à criação de fundos municipais de bem-estar animal, com suporte técnico-jurídico, a capacitação de agentes comunitários de saúde e endemias para realização de censos pet comunitários, além de debates sobre fauna silvestre e tráfico de animais, destacando a atuação interinstitucional e o papel dos municípios.