Semana da Imigração Alemã no Brasil é marcada por várias ações em São Leopoldo

Semana da Imigração Alemã no Brasil é marcada por várias ações em São Leopoldo

Município, que completa 196 anos neste sábado, também é homenageado nas atividades propostas

Stephany Sander

Projeto Brincadeiras de Memória - Cartilha de Patrimônio, utiliza a dinâmica de jogos e brincadeiras para instigar um olhar humanizado para a história do município

publicidade

A Semana da Imigração Alemã no Brasil e de aniversário no município de São Leopoldo é marcada por ações de diferentes formatos, em razão da pandemia. Uma das atividades da ação, que se iniciou na segunda-feira e se estende até o dia 31 de julho, é o projeto Brincadeiras de Memória - Cartilha de Patrimônio, criado em parceria entre o Interventura Urbanismo Colaborativo e o Estúdio Ver. O projeto tem o objetivo de utilizar a dinâmica de jogos e brincadeiras para instigar um olhar humanizado para a história de São Leopoldo, neste caso em especial, através de seus prédios históricos que podem ser coloridos, com desenhos, pela população.

A primeira etapa do projeto foi iniciada em maio, quando os primeiros desenhos foram desenvolvidos e disponibilizados online para download. Agora, através de um link publicado na página do Interventura no Instagram, o público é direcionado para o site que conta com o acervo dos desenhos. "As duas primeiras edificações despertaram muito interesse no público, pois foram recentemente restauradas e ocupadas por restaurantes na cidade. Desta forma, em parceria com os estabelecimentos, promovemos um concurso para as duas melhores pinturas", explica Julia Rolim, uma das integrantes da iniciativa que conta ainda com a participação de Carline Carazzo, Jéssica Neves.

A segunda etapa do projeto consiste no lançamento da cartilha virtual, que será impressa e distribuída gratuitamente, assim que possível, em razão da pandemia de Covid-19. A Cartilha de Patrimônio contará com 12 edificações de importante valor histórico para a cidade e região, desenhadas pelo ilustrador Vergílio Lopes, além de trechos da história dos imóveis, contados pelo historiador Márcio Linck. Essa etapa será lançada em 17 agosto, para marcar o Dia Nacional do Patrimônio Histórico.

Em homenagem à Semana da Imigração Alemã no Brasil, e aos 196 anos de São Leopoldo, comemorados no próximo sábado, a Casa do Imigrante foi lançada para ser colorida pela população nesta semana.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895