Semana da Pátria em São Borja será virtual e interativa

Semana da Pátria em São Borja será virtual e interativa

Vídeos serão publicados na internet, pelas redes sociais da prefeitura

Fred Marcovici

O Festival de Bandas Escolares deste ano foi cancelado

publicidade

A Secretaria Municipal de Educação (SMED) de São Borja, município da Fronteira Oeste, anunciou uma programação diferenciada e ações simbólicas para marcar os festejos da Semana da Pátria 2020, devido a pandemia do novo coronavírus. De acordo com o secretário João Carlos Reolon, o Festival de Bandas Escolares deste ano foi cancelado, porém, destaca que, pela importância, a data de 7 de setembro não poderá passar despercebida.

No período de 1º a 7 de setembro, vídeos serão publicados na internet, pelas redes sociais da prefeitura, com reflexões sobre os 198 anos de independência política do Brasil e o futuro da nação. Uma das publicações será da Secretaria de Educação, destacando o significado da Semana da Pátria e a importância do exercício cívico de cada brasileiro. A ideia é que, vencido o período colonial, a tarefa, agora, é seguir construindo a independência em todos os seus aspectos.

Já a veiculação de vídeo pelo Conselho Municipal de Educação (CMD) será sobre os Símbolos Nacionais. Uma das finalidades é detalhar informações sobre a origem e o que representa cada um dos símbolos. O Conselho ainda trabalhará tratando da necessidade de que cada brasileiro respeite os símbolos, como instrumentos representativos da nossa identidade nacional.

Na apresentação da 35ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) será abordada a participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na II Guerra Mundial. Será mostrada a contribuição decisiva da força brasileira no conflito, em território italiano, materializando na prática o amor cívico pela liberdade e pela pátria.

Como não haverá desfiles na Semana da Pátria e nenhuma outra atividade pública, o Departamento Pedagógico da SMED propõe que a data seja trabalhada intensamente nas escolas. O tema será analisado e pesquisado do mesmo modo que professores, já há alguns meses, coordenam atividades não presenciais aos alunos. A Secretaria de Educação fornecerá subsídios e espera que, somente na rede municipal, 4,8 mil estudantes sejam abrangidos.

A sugestão é que docentes e educandos trabalhem em torno do sentido da Semana da Pátria na construção do civismo e da cidadania. Outro tema proposto diz respeito às datas comemorativas, ao longo do ano, e o que elas têm a dizer.

Análise sobre valores e conceitos como patriotismo, civismo, nativismo, pátria, povo, nação e território é outro exemplo de ação pedagógica. É sugestão, ainda, estudar e detalhar a estrutura político-administrativa do Brasil como uma federação.

A ideia é que os alunos possam compreender a estrutura formada por União, Estados e municípios. A importância do voto e da escolha de representantes também integra a lista de sugestões, assim como a estruturação do país em três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895