Semana de combate à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes tem início em Gravataí

Semana de combate à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes tem início em Gravataí

Ação alusiva ao Maio Laranja terá programação híbrida a partir desta terça-feira

Fernanda Bassôa

publicidade

Iniciam nesta terça-feira as atividades da 15ª Semana Municipal de Combate à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, alusivas ao Maio Laranja, mês marcado pela conscientização contra o abuso e violência sexual infanto-juvenil. A programação inicia às 14h no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) com plantio simbólico de flores amarelas. Depois segue com seminários, ações educativas, lives, fóruns e debates com profissionais da área, rappers, ativistas e especialistas renomados. Também estão previstas rodas de conversação e todas atividades poderão ser acompanhadas pela página do Facebook da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos até dia 24 de maio. A programação será híbrida. Os debates serão online, com algumas ações de conscientização nas ruas, respeitando o distanciamento e sem aglomerações.

O evento tem a missão de trazer à tona uma realidade muitas vezes velada, e agravada pela pandemia. "Trazer este debate para a sociedade é cada vez mais importante para que todos tenham a consciência de que têm responsabilidade na proteção das crianças e adolescentes. E a violência dá sinais. É importante reconhecê-los e ouvir as vítimas", afirma o psicólogo Luiz Carlos da Silva Duarte, que coordena o Centro de Referência às Vítimas de Violência Sexual (CRVVS), da Secretaria Municipal da Saúde de Gravataí.

A Semana é organizada pela Comissão da Criança e do Adolescente do Legislativo municipal, em conjunto com a Rede Municipal de Proteção a Crianças e Adolescentes, o Judiciário e o Ministério Público. Denúncias de casos de abuso, violência ou exploração sexual contra crianças e adolescentes podem ser feitas pelo 0800 510 0040 ou pelo Disque 100. Não é preciso se identificar.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895