Seminário debate violência doméstica em Novo Hamburgo

Seminário debate violência doméstica em Novo Hamburgo

O encontro acontece na Câmara de Vereadores e tratará do acolhimento de mulheres vítimas

Stephany Sander

Campanha nas estações do trem busca incentivar a denúncia de casos

publicidade

Ocorre nesta terça-feira, na Câmara de Vereadores Novo Hamburgo, um seminário para tratar das formas de identificação e acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica. Voltada para agentes de saúde, a atividade é uma iniciativa da Procuradoria Especial da Mulher do Legislativo, coordenada pela vereadora Patrícia Beck, em parceria com a Fundação Pública de Saúde. “Ao atender vítimas em suas residências, nas unidades e postos de saúde do município, esses profissionais se tornam uma peça fundamental na identificação de casos de violência”, destaca ela. Patrícia diz que o evento, que ocorre durante toda a tarde, terá a presença de representantes do Judiciário, da Delegacia da Mulher e da área da saúde.

Outra iniciativa com a participação da Procuradoria é a proposta de criação de um espaço de atendimento às mulheres em um dos terminais da Trensurb, por meio de parceria entre a empresa e a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher. Uma extensão da delegacia na Estação Novo Hamburgo poderá receber registro de ocorrências, além de orientar as vítimas e direcioná-las para atendimento psicológico e social. A proposta será tema de reunião prevista para esta quarta-feira.

Quem circula pelas estações da Trensurb em Novo Hamburgo já se depara com cartazes e intervenções de uma campanha coordenada pelo Comitê Gaúcho Impulsor ElesPorElas, com o slogan “Fim da linha para a violência contra a mulher”. As peças da ação, em parceria com várias instituições e empresas, têm imagens com destaque para o número 180 da Central de Atendimento à Mulher. Segundo dados da Trensurb, nos últimos três anos, foram registrados 40 casos de abusos contra usuárias do serviço.
 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895