Seminário discute recategorização do Saint' Hilaire

Seminário discute recategorização do Saint' Hilaire

Debate é importante para definir o modelo de gestão da área localizada em Porto Alegre

Felipe Samuel

Debate envolve a definição da gestão e a preservação do parque

publicidade

Unidade de Conservação da Natureza, o Parque Natural Municipal Saint' Hilaire está no centro de um debate. Com a área dividida entre os municípios de Viamão e Porto Alegre, especialistas querem identificar a qual categoria a área localizada na Capital se enquadra no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Este foi o principal assunto discutido nesta sexta-feira durante o 2º Seminário Recategorização do Parque Saint’Hilaire, realizado em Porto Alegre.

O diretor de Áreas Verdes da da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Alex Souza, explica que a discussão sobre a recategorização dessa parte do parque, localizada em uma área junto ao viveiro municipal no limite com a Lomba do Pinheiro, é importante para definir o modelo de gestão da área. “O objetivo é justamente identificar o que existe dentro daquele espaço, que tem uma natureza muito bonita e a presença de muitos butiazais e qual seria a melhor categoria para a gente poder fazer a gestão e a preservação do parque”, justifica.

Entre os exemplos de áreas de preservação, Souza destaca a reserva biológica do Lami e o Parque Natural do Morro do Osso. “Estamos discutindo com especialistas da área. A comunidade está sendo ouvida para a gente poder pensar se isso vai ser uma reserva biológica, uma estação ecológica, um Refúgio da vida Silvestre ou um parque natural. Tudo de acordo com a vocação natural e própria que esse espaço tem”, destaca. Conforme Souza, o território localizado em Porto Alegre tem 130 hectares. “Vamos fazer um novo evento com vistoria no local para que possamos ter um conhecimento melhor da área”, completou. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895