Seminário marca nesta 2ª. feira um ano do “Caso Basf” em Uruguaiana
O evento promovido pela Contar e Fetar-RS reúne na Unipampa representantes de entidades de trabalhadores assalariados rurais, Ministério do Trabalho e Oxfam Brasil
publicidade
Há um ano, um grupo de 85 trabalhadores foi resgatado em condições de trabalho semelhantes à escravidão de duas fazendas administrada pela multinacional alemã Basf, em Uruguaiana, Fronteira Oeste do RS.
Nesta segunda-feira, o Caso Basf e os fatos em torno dele, serão discutidos e analisados em um seminário promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados Rurais (Contar) e a Federação dos Trabalhadores Assalariados Rurais do RS (Fetar-RS), na Universidade Federal do Pampa (Unipampa).
O seminário “Conscientização além dos campos: direitos humanos, devida diligência e a cultura do arroz”, reúne na cidade de fronteira os representantes de trabalhadores rurais, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Dieese e da ONG Oxfam Brasil* e tem como temas centrais os desafios da cultura do arroz, trabalho escravo, processos de governança empresarial alinhados com obrigações e compromissos de proteção e promoção de direitos humanos e, principalmente, o resgate do Caso Basf.
“O principal objetivo deste evento é discutir a cadeia produtiva do arroz e o contexto que levou ao Caso Basf. Também busca-se avançar nas discussões lançando um olhar sobre qual a realidade que há hoje e o que cabe às empresas fazer para garantir os direitos dos trabalhadores envolvidos em seus processos produtivos”, diz o presidente da Fetar-RS, João Cézar Larrosa.
O evento formado por quatro painéis, tem início às 9h30min, no Auditório da Unipampa (Prédio 700, BR 472, KM 585).
Pela manhã, o representante do Dieese, Ricardo Franzoi fará uma análise dos desafios da cultura do arroz e, na sequência, o representante do MTE, Vitor Ferreira apresenta um painel sobre trabalho escravo.
À tarde, a partir das 14h, o representante da Fetar-RS e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Uruguaiana, Olíbio de Freitas e o representante do MTE apresentam uma análise do Caso Basf e, por último, às 16h, Gustavo Ferroni, da Oxfam Brasil, falará sobre a devida diligência em direitos humanos. O evento é aberto ao público.
*A Oxfam é uma confederação de 19 organizações e mais de 3000 parceiros, que atua em mais de 90 países na busca de soluções para o problema da pobreza, desigualdade e da injustiça, por meio de campanhas, programas de desenvolvimento e ações emergenciais.