Seminário sobre Meio Ambiente promove discussões sobre sustentabilidade e inovações em Porto Alegre

Seminário sobre Meio Ambiente promove discussões sobre sustentabilidade e inovações em Porto Alegre

O evento foi o primeiro realizado pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente, na Câmara Municipal

Paula Maia

Entre os assuntos abordados por especialistas também foram apresentadas as ações de sustentabilidade realizadas no Hospital Moinhos de Vento. Um dos projetos citados pelo superintendente administrativo do hospital, Evandro Moraes (D), foi o Certidão da Vida, que prevê o plantio de uma árvore para cada criança nascida na instituição até 2027.

publicidade

A Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) realizou o 1° seminário sobre meio ambiente. A Cosmam é presidida pelo vereador José Freitas (Republicanos). A vice-presidente, vereadora Cláudia Araújo ( PSD), foi a proponente do evento, que ocorreu na Câmara Municipal de Porto Alegre, na tarde desta quinta-feira.

O Seminário abordou os temas sustentabilidade, inovações, projetos e soluções. O presidente da Cosmam lembrou que no início do mês foi celebrado o dia do meio ambiente. Ele ainda ressaltou a importância do encontro que teve como convidados representantes de empresas, órgãos e secretaria municipal. “Porto Alegre está bem avançada no tema inovação de tecnologia e reciclagem. É um tema bastante abrangente e não vamos parar por aí. Outras ações e seminários estão por vir” declarou Freitas.

A vereadora Cláudia Araújo enfatizou que a sustentabilidade é um tema crucial atualmente, e a busca por soluções inovadoras e projetos sustentáveis tornou-se uma prioridade em diversos setores. “A necessidade de preservar nosso planeta e garantir um futuro saudável para as gerações vindouras tem impulsionado a criação de ideias e iniciativas transformadoras”, destacou a parlamentar.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm, apresentou as ações sustentáveis realizadas pela prefeitura de Porto Alegre. “Em 2021, assinamos a campanha global Race to Zero, assumindo o compromisso de reduzir em 50% a emissão de gases de efeito estufa até 2030 e zerar até 2050”, contou o secretário.

Entre os convidados, também estava presente o superintendente administrativo do Hospital Moinhos de Vento, Evandro Moraes. Ele falou sobre o projeto Certidão da Vida, que tem como meta de plantar 20 mil árvores, uma para cada criança nascida no Hospital Moinhos de Vento, até 2027 quando a instituição completa 100 anos. As famílias poderão acompanhar pelo site do hospital, via geolocalização, o desenvolvimento do plantio, que será realizado em uma área de preservação ambiental. “Queremos um Brasil mais verde, além de influenciar e conscientizar para que o país seja transformador”, afirmou Moraes.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895