Sequência de dias com chuva traz risco de alagamentos no RS

Sequência de dias com chuva traz risco de alagamentos no RS

Alguns pontos podem ter registros de 150 mm a 200 mm

Correio do Povo

RS tem risco de alagamentos

publicidade

A MetSul Meteorologia adverte para um padrão atmosférico de muita instabilidade no Sul do Brasil na segunda metade desta semana e no começo da próxima com vários dias de chuva em grande número de localidades. A instabilidade vai afetar os três estados da região e tende a ser mais forte no Rio Grande do Sul.

Chove hoje e quinta-feira em diferentes locais, principalmente da Metade Norte gaúcha, mas a instabilidade maior se dará entre sexta-feira e o início da semana que vem devido à atuação de áreas de baixa pressão que vão estimular a formação de nuvens com maior desenvolvimento vertical.

Os acumulados de chuva projetados pelos modelos numéricos para sete dias são altos em muitas áreas. Grande número de cidades do Sul do Brasil, em particular do Rio Grande do Sul, deve ter 50 mm a 100 mm até a metade da semana que vem. Alguns pontos podem ter registros até de 150 mm a 200 mm.

Embora haja risco de temporais muito isolados e pontuais, o maior risco nos próximos dias será mesmo a chuva, que pode cair forte a intensamente em alguns pontos. Por isso, podem ocorrer alagamentos em diferentes cidades e os níveis de alguns rios podem ter maior elevação, ocasionalmente atingindo cotas de alerta ou de inundação.

A sequência de vários dias com chuva, alguns com acumulados altos, deve fazer com que diversas cidades superem a média histórica de chuva do mês de abril ainda na metade do mês. No Rio Grande do Sul, muitos municípios já somam neste mês 50 mm a 100 mm com acumulados pontuais superiores a 100 mm.

Veja Também


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895