Serviço de Arquivo Médico e Estatística de Novo Hamburgo tem novo endereço
capa

Serviço de Arquivo Médico e Estatística de Novo Hamburgo tem novo endereço

Mudança visa otimizar o uso de espaços do Hospital Municipal

Por
Stephany Sander

Novo espaço está localizado ao lado da emergência do Hospital Municipal de Novo Hamburgo

publicidade

O Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME), da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo, um dos setores mais importantes da instituição, terá novo endereço a partir desta quarta-feira. O local, que armazena documentos com informações sobre cuidados médicos prestados aos pacientes do Hospital Municipal e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), funcionará em uma sala localizada ao lado da entrada da emergência do Hospital, pela Av. Pedro Adams Filho.

Além de facilitar a logística dos usuários que necessitam retirar exames e laudos, a mudança visa otimizar o uso de espaços da casa de saúde. “Essa mudança visa facilitar o acesso do paciente as suas informações, trazendo o serviço de arquivos para um local mais organizado e de fácil acesso. Conseguimos também, com esta ação, dar mais transparência sobre o local onde se encontram armazenados estes importantes arquivos”, salienta o diretor-presidente Rafaga Fontoura.

Desde o mês de novembro, mais de 5 mil caixas estão sendo organizadas na nova estrutura, como prontuários médicos, exames e laudos. Documentos como raio-x, biópsias, mamografias e eletrocardiogramas ficam arquivados de 5 a 20 anos, conforme o tipo.

O único exame que é necessário ligar para solicitar o laudo é o de eletrocardiograma, medida adotada porque muitas pessoas acabam não buscando o exame. Para prestar o atendimento no menor tempo possível e com a devida segurança, o setor segue um padrão de organização, em que as pastas são armazenadas de forma eficiente, utilizando etiquetas e divisões que facilitam o seu manuseio e a procura por informações do paciente.

O horário de atendimento do SAME é das 8 às 12h e das 13 às 17h, de segunda a sexta-feira.