Sesc/RS promove curso de costura criativa na Penitenciária Estadual de Porto Alegre
Realizada pelo Programa Sesc Envolva-se em parceria com a divisão de educação prisional da Susepe, formação estimula reinserção no mercado de trabalho e conscientização ambiental

publicidade
O Programa Sesc Envolva-se, junto à divisão de educação prisional da Susepe, desenvolverá um curso de artesanato sustentável na Penitenciária Estadual de Porto Alegre. A formação, que acontecerá de 23 de setembro a 14 de outubro, visa reduzir o impacto ambiental causado pelo resíduo têxtil, criar espaços de aprendizado e troca de experiências através da confecção de produtos artesanais com valor social, cultural e econômico, e, especialmente, apoiar a reintegração de indivíduos privados de liberdade à sociedade, facilitando sua inserção no mercado de trabalho.
Serão desenvolvidas bolsas, ecobags, mandalas, fuxicos, porta-guardanapos e almofadas, dentre outros produtos, com o intuito de fornecer aos participantes aprendizado aliado à prática. Assim, além da teoria, quem realizar o curso aprenderá técnicas de corte, colagem e costura a mão. O Programa Envolva-se cederá retalhos de tecidos, persianas, tesouras, linhas e outros aviamentos necessários para o desenvolvimento do curso, resíduos da indústria têxtil doados por parceiros, além de certificado para quem alcançar 75% de participação.
"Estamos muito entusiasmados em anunciar a realização desse curso em parceria com a SUSEPE. Este programa, que acontecerá entre setembro e outubro, tem um propósito duplo: reduzir o impacto ambiental e proporcionar um espaço significativo de aprendizado e troca de experiências para os participantes. Forneceremos todos os materiais necessários e um certificado, com a certeza de que estaremos preparando esses alunos para uma reintegração mais efetiva na sociedade, facilitando sua entrada no mercado de trabalho", afirma Giovanna Mallet Pedrotti, Estagiária de Serviço Social do Programa Sesc Envolva-se.