Sete linhas de ônibus são suspensas em Alvorada a partir desta quarta-feira

Sete linhas de ônibus são suspensas em Alvorada a partir desta quarta-feira

Não estarão mais em operação as linhas C101, C102, C104, C106, C205, C206 e L107

Fernanda Bassôa

Além de ser mais uma ação emergencial diante da situação de calamidade pública causada pela pandemia do coronavírus

publicidade

A partir desta quarta-feira os usuários do transporte coletivo municipal de Alvorada deverão ter paciência, pois a empresa responsável pelo deslocamento dentro da cidade, suspendeu sete linhas. Não estarão mais em operação as linhas C101, C102, C104, C106, C205, C206 e L107, que corresponde aos bairros São Pedro, Nova Alvorada, Americana, Jardim Alvorada, Intersul, Jardim Porto Alegre e Distrito Industrial. 

Além de ser mais uma ação emergencial diante da situação de calamidade pública causada pela pandemia do coronavírus, o assessor administrativo da Viação Alvorada, Ronaldo Antunes, confirmou a medida da empresa e disse ainda que a queda de passageiros tem sido muito significativa. “A empresa deixou de transportar cerca de 70% dos seus passageiros.”

Em comunicado oficial publicado no site da empresa, a VAL explica que Em abril de 2019 já havia registrado uma redução do número de passageiros transportados de quase 20% no primeiro trimestre. Este ano, conforme o comunicado, em virtude da situação de calamidade pública gerada pela pandemia do novo coronavírus, a redução chega a 70%. 

Por esse motivo, foram necessárias ações emergenciais para garantir a manutenção mínima do serviço à comunidade. A empresa ainda finalizou a nota salientando que “todas as mudanças no serviço de transporte municipal são realizadas de acordo com estudos técnicos com o órgão gestor de transporte da cidade.”

A Prefeitura Municipal de Alvorada informou que o setor de transporte coletivo urbano de passageiros  vem enfrentando nos últimos anos uma queda significativa de passageiros pagantes, ocasionando um desequilíbrio econômico-financeiro nas empresas do setor, principalmente na região metropolitana de Porto Alegre.

Em Alvorada, a empresa permissionária para exploração dos serviços tem apresentado apresentado relatórios sobre a situação econômica da empresa, demonstrando mês a mês a queda acentuada do número de passageiros pagantes, somado ao alto número de gratuidades, a exploração do transporte por aplicativos, alto custo dos insumos e operacionalização, que fora constatado pela Secretaria (SMSMU),  afetando consideravelmente todo o sistema de transporte público municipal,  inviabilizando a prestação do serviço e causando grande impacto financeiro.

Foram adotadas medidas pelo Governo Municipal, como a isenção do ISS, reformulação das linhas, itinerários e horários, mesmo assim não foram suficientes para reestabelecer o equilíbrio financeiro da empresa. Com a chegada do Coronavírus a situação agravou-se ainda mais, com o fechamento do comércio e o isolamento social, caindo drasticamente o número de passageiros pagantes.

A Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana-SMSMU e a empresa permissionária VAL-viação Alvorada Ltda., após negociações adotaram medidas emergencias a fim de diminuir o impacto financeiro do sistema e garantir a manutenção mínima do serviço, mantendo as linhas de maior demanda.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895