Sistema Cooperativo Empresarial Unimed/RS é pauta no Tá na Mesa

Sistema Cooperativo Empresarial Unimed/RS é pauta no Tá na Mesa

Durante a reunião almoço, Rodrigo Costa, Nilson Luiz May e Eduardo Trindade destacaram a importância da prevenção da saúde

Paula Maia

Tá Na Mesa - O novo cooperativismo empresarial Unimed no RS l Nilson Luiz May, Presidente do Sistema Cooperativo Empresarial Unimed do RS

publicidade

O novo modelo de governança do Sistema Cooperativo Empresarial Unimed/RS foi apresentado no Tá na Mesa desta quarta-feira. O evento realizado pela Federasul contou com a participação do presidente da Unimed Federação/RS, Nilson Luiz May, que afirmou que a cooperativa gaúcha tem como aliada os médicos. "Eles ocupam duas ou três funções. São prestadores, cooperados e donos da cooperativa”, disse.

May apresentou as diversas conquistas significativas, incluindo a expansão dos serviços de saúde no Estado, o fortalecimento de parcerias nacionais e internacionais, e a melhoria na qualidade do atendimento. Além da excelência em serviços médicos, com reconhecimento tanto a nível nacional quanto internacional e o investimento em tecnologia, na busca de constantemente aprimoramento da experiência dos usuários e garantir uma gestão eficiente.

Entre os desafios May destacou a necessidade de adaptar os serviços de saúde às constantes mudanças do mercado e à resistência da população em aceitar novas práticas. Ele também destacou a busca pelo equilíbrio da sustentabilidade com a qualidade do atendimento.

Atualmente são 27 unidades singulares que cobre 100% do Rio Grande do Sul. São 16,5 mil médicos cooperados, com 14,3 mil empregos diretos e 2 milhões de beneficiários. Com 11 hospitais e 84 clínicas e laboratórios próprios, além de 2,4 mil hospitais, clínicas e laboratórios credenciados.

O Sistema Cooperativo Empresarial Unimed-RS abrange as seguintes empresas e instituições: A Federação/RS, responsável por liderar e representar institucionalmente o Sistema; a Operadora/RS, que faz a gestão dos planos de saúde federativos, atendendo grandes empresas; a Central de Serviços, que tem como finalidade fomentar o desenvolvimento e gerar economia para as suas cooperativas; a UniAir, transporte aeromédico e terrestre; o Instituto Unimed/RS, que promove impacto social, educacional e ambiental; a Unicoopmed, que é a porta de entrada para novos médicos cooperados; a Casa Memória, que tem uma diversificada programação de eventos e exposições, e o mais novo braço, o RS Empreendimentos, holding criada para fortalecer o posicionamento da cooperativa no mercado. Seu primeiro grande investimento é o Magno Menino Deus, um empreendimento de alto padrão com o conceito de premier sênior living, em parceria com a ABF Developments, e que será o maior da América Latina.

O presidente da Federasul, Rodrigo Sousa Costa observou que a qualidade da saúde gaúcha se destaca em nível nacional e destacou o desafio enfrentado no setor com a resistência a mudanças de hábitos para uma melhor qualidade de vida.

O presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers), Eduardo Trindade afirmou que a cultura da prevenção tem que prevalecer. Ele levantou a hipótese da exigência dos usuários dos planos irem a consultas médica de avaliação por, pelo menos, três vezes ao ano, como um dos caminhos para uma mudança de hábitos.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895