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Sistema de inteligência artificial mapeia condições de 819 quilômetros da malha viária de Porto Alegre

Sistema de Gestão Integrada de Pavimentos apontou 20% de trechos pavimentados ruins/péssimos, 26% regulares e 53% bons/ótimos

Os dados foram apresentados nesta terça-feira pelo prefeito Sebastião Melo e pelo secretário municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), Vitorino Baseggio
Os dados foram apresentados nesta terça-feira pelo prefeito Sebastião Melo e pelo secretário municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), Vitorino Baseggio Foto : Pedro Piegas

Dos trechos de vias pavimentadas de Porto Alegre, 19,9% são considerados ruins/péssimos, 26,9% regulares e 53,18% considerados ótimos/bons. Os dados são do Sistema de Gestão Integrada de Pavimentos (Gipav-POA), que utiliza inteligência artificial para monitorar a malha viária da cidade. O projeto já mapeou 94,28% de vias – 819 quilômetros. Os dados foram apresentados nesta terça-feira pelo prefeito Sebastião Melo e pelo secretário municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), Vitorino Baseggio, durante balanço de um ano de implantação do sistema e do programa Mais Asfalto.

Desenvolvido pela empresa Intelicity, o sistema utiliza Inteligência Artificial (IA) para mapear a qualidade dos pavimentos em 3.400 quilômetros de vias da Capital, por meio de sensores instalados na suspensão do veículo e câmeras frontais em 30 veículos de aplicativo, e dois veículos da prefeitura. A ferramenta propõe realizar levantamento e monitoramento contínuo da qualidade superficial dos pavimentos, atualização do cadastro viário e levantamento contínuo de defeitos no pavimento e sistema de serviços de manutenção e conservação viária. O projeto prevê solucionar as condições do asfalto na cidade. Na última semana, o Correio do Povo visitou quatro pontos com pavimentação deteriorada, desníveis e ondulações.

Toda vez que for detectado o buraco, será aberta uma ordem de serviço por meio da Central do Cidadão, pelo número 156. Uma vez identificada uma demanda, ela é enviada para o sistema e, após, a um caminho de verificação por parte das subprefeituras. Uma vez verificado e confirmado, vai para o fluxo normal de execução de uma demanda.

O contrato de R$ 5,7 milhões foi assinado em setembro do ano passado, com ordem de início em outubro, e tem duração de dois anos. A empresa contratada tem até outubro do ano que vem para mapear 100% das vias. A previsão do projeto é de contemplar melhorias em mais 21 trechos de via até dezembro deste ano, com aproximadamente 15 quilômetros.

O sistema também fez um ranking de trechos menos e mais qualificados já mapeados. Entre as menos qualificadas, estão a Avenida Sertório, Avenida Martim Félix Berta e Estrada Cristiano Kraemer. Entre as consideradas mais qualificadas, estão a avenida Edgar Pires Castro, avenida Edvaldo Pereira Paiva, Estrada Afonso Lourenço Mariante e avenida Guaíba.

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Se houver relato de buraco em mais de um bairro ao mesmo tempo, o sistema deverá hierarquizar os trechos de vias mais prejudicados. "A prioridade sempre foram as vias onde circulam ônibus, onde tem maior circulação de veículos. Por isso essa integração com a EPTC, para a gente conhecer as vias onde tem maior circulação. Temos uma ordem hierárquica de acordo com a importância da rodovia. Nós queremos atender a todos os locais, becos e avenidas", afirmou o secretário Baseggio. "O buraco que não tem hoje, tem amanhã. É um processo de atualização. Agora, vamos ter que calibrar os dois anos, evidente que a gente vai ter que rever agora o que é que nós vamos fazer pela frente. Mas é uma tecnologia que veio para ficar", completou Melo.