A manhã de sexta-feira foi de frustração para muitos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que acordaram cedo com a expectativa de consultar, contestar ou acompanhar a análise de descontos indevidos em seus benefícios presencialmente nas agências dos Correios das cidades da Região Metropolitana.
Até às 11h, o sistema dos Correios sofreu uma sobrecarga diante da grande demanda do primeiro dia de procura pelos serviços e saiu do ar por algumas horas, deixando algumas agências vazias. A informação que receberam assim que passaram pela porta da agência era de que o sistema estava for a do ar, sem previsão de retorno. Por isso, na parte da manhã, ao contrário do que se esperava, o movimento nas agências de Esteio e Canoas, era tranquilo e sem filas. O semblante de quem deixava o saguão era de decepção e tristeza
Morador do bairro Guajuviras, João Maria, saiu cedo de casa na expectativa de contestar as cobranças indevidas que têm sido feitas mensalmente há pelo menos quatro anos no valor de R$ 50. "Eu nem sabia do que se tratava aquela cobrança de R$ 50. Agora quero ver se consigo a devolução deste dinheiro." O sistema voltou operar com normalidade às 11 horas, segundo informou a assessoria dos Correios.
Ao todo são 4.730 agências dos Correios em todo o país habilitas para verificar se houve algum desconto associativo não autorizado no benefício. A iniciativa é uma parceria entre a Previdência Social e os Correios para oferecer um atendimento presencial, humanizado e acolhedor para quem enfrenta dificuldades com o atendimento digital.
O atendimento presencial é realizado em uma plataforma específica, independente da base de dados dos benefícios previdenciários, garantindo total segurança das informações. Para regiões ainda não atendidas pelas agências habilitadas, estão sendo planejadas ações itinerantes e mutirões de atendimento, com o objetivo de garantir a universalização do serviço.
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