Situação começa a normalizar em Santa Vitória do Palmar após chuva intensa
Segundo informações da prefeitura 1,5 mil pessoas foram afetadas de alguma forma e 30 que saíram de casa nesta segunda-feira estão retornando na manhã desta terça-feira

publicidade
Após a chuva intensa a situação começa a se normalizar em Santa Vitória do Palmar, no sul do Estado. Desde a noite de sábado, a cidade enfrenta fortes precipitações que causaram transtornos em diversas localidades Apesar da intensidade da chuva, que chegou a 480 milímetros em apenas 18 horas na localidade dos Anselmi, não há registro de desalojados ou desabrigados. As 30 pessoas que saíram de casa na segunda-feira, já estão retornando na manhã desta terça-feira. Segundo a Prefeitura 1,5 mil pessoas foram afetadas pelo transtorno em todo o município.
Na Vila Anselmi, cerca de 90% das casas foram atingidas, enquanto três residências no Kariri e cinco na Vila Prietsch necessitaram da colocação de lonas para proteção. Além disso, seis famílias receberam cestas básicas da Assistência Social, já que os alimentos que possuíam foram danificados pela água.
Uma família, cuja casa foi afetada pela chuva, precisou transferir temporariamente as crianças para a casa de parentes, devido às condições precárias de moradia. A Defesa Civil e a Secretaria de Assistência Social do município seguem trabalhando 24 horas para prestar apoio à população, monitorar áreas de risco e garantir a segurança dos moradores. Na manhã desta terça-feira, o coordenador municipal da defesa civil, Jorge Alex Fabra Martins, estava em deslocamento para a Vila Anselmi, visando contabilizar os transtornos. “Vamos terminar hoje nosso serviço de escavação e ajuda humanitária”, projeta. A água escoou naturalmente na madrugada e na manhã desta terça-feira. Os prejuízos nas lavouras de arroz e soja estão sendo contabilizados.