Sol e silêncio: Principais avenidas de Porto Alegre ficam vazias no último dia do ano

Sol e silêncio: Principais avenidas de Porto Alegre ficam vazias no último dia do ano

Fluxo do trânsito foi de pouca movimentação neste domingo, véspera de Ano Novo

Vitória Fagundes

Durante o feriado de Réveillon, o fluxo de pessoas no centro de Porto Alegre diminui.

publicidade

Porto Alegre amanheceu no último domingo do ano com sol, tempo bom, sem calor e um silêncio que dava para escutar os pássaros cantando no Centro Histórico da cidade. Um ou dois carros passavam a cada 10 minutos nas vias do Centro. As ruas praticamente vazias e o comércio com pouca movimentação marcaram a manhã deste domingo. Esse é o cenário de uma Porto Alegre pouco vista durante a semana agitada.

A reportagem circulou na manhã deste domingo por vias como a Mauá, Ipiranga, Protásio Alves, Borges de Medeiros, Voluntários da Pátria, Salgado Filho, Farrapos, Cristóvão Colombo, Azenha, Osvaldo Aranha, Érico Veríssimo, Sarmento Leite, Independência, Salvador França, Loureiro da Silva, Bento Martins, entre outras. Todas apresentaram baixa movimentação de veículos como carros, motos e ônibus.

O clima bom em Porto Alegre foi convidativo para moradores que ficaram na cidade. Pessoas aproveitaram a manhã com o tempo ensolarado, seco e agradável para caminhar, correr, ou andar de bicicleta. O Parque da Redenção, por exemplo, apresentou grande de fluxo de pessoas que levaram seus pets para passear ou aproveitaram a feira do Brique da Redenção.

Na avenida Érico Veríssimo, moradores aproveitaram o tempo bom para realizar caminhadas e corridas. A Brigada Militar realizava o policiamento ostensivo na região.

O movimento também foi abaixo da média na avenida Azenha, considerado um grande ponto de comércio local, se comparado a outros finais de semana, sem feriado junto. Dois pontos de comércio estavam abertos em toda extensão da região.

No trânsito, a movimentação está tranquila na zona Norte de Porto Alegre, na avenida Farrapos, sentido Centro/bairro e bairro/Centro, que apresentou pouco fluxo de veículos. Na avenida Cristóvão Colombo, no bairro Floresta, a movimentação de veículos foi baixa.

Bloqueios na região central

A avenida Mauá está com pontos de bloqueio para a virada do ano na Orla. A Empresa Pública de Transportes e Circulação (EPTC), que está no local orientando motorista, realiza desde às 8h a operação especial de trânsito e transporte para o Réveillon na Orla. Com isso, a Mauá e a rua General Bento Martins estão fechadas. O caminho para o Centro/bairro é pela avenida Mauá, depois pela rua Gen. Bento Martins e pela rua Washington Luiz, até chegar à avenida Augusto de Carvalho.

A Avenida Loureiro da Silva, no bairro Cidade Baixa, está tranquila e com poucas pessoas circulando. A EPTC realiza bloqueios neste trecho para a próxima etapa do ano. A avenida sentido bairro/Centro x rua General Vasco Alves também está bloqueada. No entanto, o retorno está liberado. O desvio sentido bairro/Centro acontece pela avenida Loureiro da Silva, dobrando à direita da rua Vasco Alves, dobrando à direita na rua dos Andradas. Também há bloqueios na avenida Edvaldo Pereira Paiva, sentido bairro/Centro x Rótula das Cuias. A EPTC informa que apenas será permitido o acesso de veículos autorizados pela avenida Mauá x rua General Bento Martins.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895