Cidades

South Summit 2026 aposta em inovações no agro, indústria e saúde e terá “China Day” como destaque internacional

Próxima edição aposta na inovação projetada para as necessidades das pessoas e focada em aprimorar o potencial humano

Novidades para 2026 foram anunciadas em noite festiva que contou com a presença de organizadores e autoridades
Novidades para 2026 foram anunciadas em noite festiva que contou com a presença de organizadores e autoridades Foto : Fabiano do Amaral

O South Summit Brasil apresentou, na noite de quinta-feira, 23, no Instituto Caldeira, em Porto Alegre, as principais novidades da edição de 2026, marcada para ocorrer entre 25 e 27 de março no Cais Mauá. O evento chega à quinta edição com foco renovado e novas conexões internacionais, mantendo-se como uma das maiores plataformas de inovação da América Latina.

Para o próximo ano, o encontro terá três eixos estratégicos — agronegócio, indústria e saúde — setores considerados “fortalezas” do Rio Grande do Sul e do Brasil, segundo os organizadores.

“Vamos trazer startups desses segmentos e aproximar fundos que investem nesses setores”, destacou o presidente do South Summit Brazil, José Renato Hopf.

Ele também anunciou uma das principais novidades: o China Day, um dia dedicado a temas ligados ao país asiático, como tecnologia, inteligência artificial e mercado global.

“Teremos um dia para abordar temas do país, trazer essa conexão mais importante. A China é destaque na questão tecnológica, principalmente de inteligência artificial, então é algo que a gente quer trazer”, afirmou Hopf.

A fundadora do South Summit, a espanhola María Benjumea, enviou mensagem em vídeo ressaltando o papel do Estado como referência mundial em inovação.

“O Rio Grande do Sul é uma das regiões mais inovadoras do Brasil e do mundo. Que seu impacto siga se espalhando por todo o ecossistema de empreendedorismo”, disse.

O tema do próximo ano será “Human by Design”, propondo refletir sobre como a tecnologia pode servir ao desenvolvimento humano. “As tecnologias emergentes estão mudando o futuro, mas nossa agenda é centrada nas pessoas, na inclusão e nas conexões”, destacou o gerente nacional do evento, Wagner Lopes.

A secretária estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp, reforçou a importância do South Summit para o Estado.

“A dimensão deste evento nos projeta em diferentes cantos do mundo. Que venha o South Summit Brasil 2026”, afirmou.

Entre os palestrantes confirmados para 2026 estão Kim Farrell (TikTok), Priscyla Laham (Microsoft Brasil), Alexandre Baldy (BYD), Marcelo Lombardo (Omie) e Hernán Kazah (Mercado Livre), além de nomes internacionais como Arturo Nuñez (AIE Creative) e Alessia Rullo (Roche Diagnostics).

Impacto comprovado

Os resultados da edição anterior embasam a continuidade e o crescimento do evento. Um estudo da consultoria Alvarez & Marsal mostrou que o South Summit gerou mais de R$ 131 milhões em arrecadação de impostos e 2,1 mil empregos diretos, além de outros 1,5 mil indiretos em todo o país — com destaque para o Rio Grande do Sul, que concentrou 3,25 mil postos de trabalho. A projeção é que mais de 26 mil empregos sejam criados até 2030 como efeito da presença do evento no Estado.

Em 2025, o evento recebeu 23 mil participantes de 62 países, mais de 3 mil startups, 800 speakers (sendo 150 estrangeiros), 900 investidores, mil media partners e US$ 215 bilhões sob gestão de fundos de investimentos.

O governador Eduardo Leite destacou que o sucesso do South Summit é resultado de uma articulação coletiva.

“O South Summit é de todos nós. O sucesso vem da soma de forças na mesma direção — esse é o segredo”, afirmou.

Futuro garantido

Durante o lançamento, foi confirmado o contrato que assegura a realização das próximas duas edições, incluindo 2027, com intenção de estender a parceria por mais cinco anos. O objetivo é consolidar o South Summit Brazil como um evento permanente no calendário internacional de inovação.

Startup Competition

Um dos pilares centrais do South Summit Brazil, a Startup Competition 2026 está com inscrições abertas até 22 de dezembro de 2025. A competição – que na última edição atraiu mais de 2 mil startups de 79 países – oferece a chance de negócios inovadores ganharem visibilidade global, impressionarem investidores e disputarem prêmios em cinco categorias estratégicas.

Link para inscrições

As candidatas serão avaliadas por um júri qualificado, composto por cerca de 70 líderes do ecossistema, incluindo representantes de aceleradoras, incubadoras, fundos de investimento, grandes empresas e parceiros internacionais do South Summit Global.

Veja Também