South Summit deve receber 24 mil visitantes no Cais Mauá a partir desta quarta-feira

South Summit deve receber 24 mil visitantes no Cais Mauá a partir desta quarta-feira

Confira os destaques do encontro que reúne o empresariado internacional em Porto Alegre

Vitória Miranda

Expectativa de público desta edição é de 24 mil visitantes

publicidade

Considerado o mais importante evento de inovação e empreendedorismo da América da Latina, o South Summit Brasil reunirá investidores, empresas e startups nos dias 20, 21 e 22 de março em Porto Alegre. As instalações no Cais Mauá já estão prontas para o evento, que inicia nesta quarta-feira às 9h30 e se encerra na sexta-feira à tarde.

A área foi ampliada de 25 mil metros quadrados, em 2023, para 38 mil metros quadrados nesta edição. Serão ocupados quatro armazéns (um a mais que no ano passado) e haverá mais áreas cobertas e assentos nos painéis e exposições. Outra alteração importante foi realizada no sistema de climatização dos armazéns. Dutos de ventilação foram instalados em cada prédio, de forma a garantir conforto térmico para as pessoas que desejem acompanhar os painéis e apresentações.

Neste ano, serão 24 mil visitantes de mais de 50 países diferentes. A expectativa de público é de 2 mil pessoas a mais do que no ano passado. Há dois anos sediando o evento, a capital gaúcha se manterá como cidade base do South Summit até 2027.

"A inovação está no centro da estratégia de desenvolvimento do governo. Criamos as condições para termos, pelo menos até 2027, o South Summit Brazil como um espaço decisivo para impulsionar o ecossistema, ampliando o fomento às startups e à inovação. O South Summit Brazil é um evento essencial para conectar cada vez mais o Rio Grande do Sul e, principalmente, a sua juventude à nova economia e garantir que tenhamos um futuro mais dinâmico, próspero e sustentável", afirmou o governador Eduardo Leite.

O Governo do Estado marcará presença em dois espaços: o RS Innovation Stage e o Marketplace. O primeiro é o palco oficial do governo gaúcho no evento, sendo dedicado a painéis e debates sobre inovação e avanços tecnológicos e suas relações com outras áreas. A curadoria dos temas abordados fica por conta da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict).

O evento é uma realização do Governo do Rio Grande do Sul em parceria com IE University, universidade privada com uma forte escola de negócios baseada em Madrid, cidade onde se realizava o evento anteriormente.

São esperados nesta edição 600 palestrantes e 140 fundos de investimento nacionais e estrangeiros. Segundo o governo do Estado, o evento também receberá cerca de mil investidores, 7 mil empresas e 3 mil startups que não estão na competição.

Competição de Startups

O principal destaque do South Summit, tradicionalmente, é a competição de startups, que recebe inscrições de todo o globo e premia as melhores empresas inscritas. Para se ter uma ideia, este ano a competição teve 2.050 empresas inscritas, de 81 nações dos cinco continentes.

Das 50 finalistas que competirão em 2024, 23 são estrangeiras, de 15 nacionalidades diferentes. Ao longo de sua história de 11 anos, o South Summit já movimentou US$ 13 bilhões em prêmios para as startups vencedoras.

Durante os três dias de evento, as empresas finalistas realizam um trabalho em rede, proposto pela organização do South Summit, recebem tutoria e formação e apresentam suas propostas de negócio para o público e comitiva avaliadora da competição.



Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895