South Summit encerra com anúncio de Conferência de Parques Tecnológicos na edição de 2024

South Summit encerra com anúncio de Conferência de Parques Tecnológicos na edição de 2024

Novidade foi divulgada na cerimônia de encerramento do evento

Kyane Sutelo

Conforme a organização, 22 mil pessoas circularam pelo Cais Mauá nos 3 dias de evento.

publicidade

Foi com aplausos que se encerrou, nesta sexta-feira, a segunda edição do South Summit em Porto Alegre. “Palmas para vocês que fizeram esse evento fantástico”, pediu o presidente da South Summit Brasil, José Renato Hopf, durante a cerimônia de encerramento, na Arena Stage, no Cais Mauá. E foi atendido pelo público que lotou o espaço e aplaudiu, repetidamente, cada anúncio e agradecimento feito. Após 3 dias de debates, networking e competições de inovação, a espanhola María Benjumea, idealizadora da South Summit, que também integrou a cerimônia, revelou uma novidade para 2024: uma conferência de parques tecnológicos.

“Vamos fazer, paralelamente, uma grande conferência entre parques tecnológicos da América Latina, da nossa querida Ibero-América, com o resto do mundo, com a Europa, com a Espanha”, afirmou. María disse que em breve a organização do evento divulgará mais detalhes sobre o evento que ocorrerá em paralelo à South Summit 2024, em Porto Alegre. A idealizadora do evento ainda mencionou tudo que viu ser mobilizado pelos participantes no Cais Mauá. “Energia, criatividade, gana, esforço, ilusão, projetos, negócios!”, destacou María.

O presidente do evento destacou os dados: mais de 2,5 mil trabalhadores envolvidos, 42 mil metros quadrados de espaço, 900 painelistas, 22 mil pessoas participando. “A cidade viveu, respirou, pulsou esse processo”, disse Hopf. Ele ainda salientou o papel social do South Summit, que levou 3 mil estudantes da rede pública a uma palestra com especialistas em inovação. “Não se faz Inovação se não pensarmos em crianças e educação”, avaliou o presidente. Ele ainda destacou o Night Summit, com shows e atividades, que levou 15 mil pessoas a diversos pontos da cidade, incluindo o 4º Distrito.

“Esse evento finca bandeira, definitivamente, no Rio Grande do Sul e em Porto Alegre, da inovação”, disse o prefeito da Capital, Sebastião Melo, que também participou da cerimônia de encerramento. Ele afirmou que não é um evento de governo e que os gestores públicos se colocam como colaboradores no processo. Melo destacou a participação de crianças de periferia e projetou mais atividades nesse sentido na próxima edição. “Que a gente possa, em 2024, ampliar, porque a vida só tem sentido se ela é coletiva, se olhar para todos e gerar oportunidades para os que mais precisam”, defendeu.

O governador Eduardo Leite também esteve presente na ocasião e abriu seu discurso em inglês em celebração ao âmbito internacional que o Estado ganhou com o evento. “Tem um efeito difícil de mensurar que é um aspecto de autopercepção de Porto Alegre, do Estado em relação a sua capacidade empreendedora na inovação”, avaliou. Para o governador, foi possível perceber o espaço já ocupado no setor e como é possível realizar novas transformações em termos globais. “Todos nós estamos comprometidos a fazer, em 2024, um evento ainda mais grandioso, ainda mais representativo. Nos vemos em 2024”, disse Leite.

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895