Cidades

Supera São Léo atendeu 532 empresas inseridas na mancha de inundação afetadas pelas enchentes

Os principais segmentos atendidos pelo programa foram de alimentos e bebidas, setor automotivo, construção, metalmecânica e prestadores de serviços

O prefeito Ary Vanazzi disse estar “muito orgulhoso do resultado”
O prefeito Ary Vanazzi disse estar “muito orgulhoso do resultado” Foto : Fernanda Bassôa / Especial CP

O Programa Supera São Léo + Sebraetec, lançado em junho pela prefeitura de São Leopoldo juntamente com o Sebrae-RS, com a finalidade de apoiar os empreendedores locais, inseridos na mancha de inundação, auxiliando no restabelecimento econômico e na aquisição de novos equipamentos de trabalho extraviados com as enchentes de maio, totalizou 532 empresas atendidas, em um investimento de R$ 4 milhões, conforme o convênio. Destas, 350 foram identificadas como microempreendedores individuais (MEIs), 143 microempresas e 39 empresas de pequeno porte.

Entretanto, o Sebrae recrutou mais aporte para auxiliar ainda micros e médias empresas, totalizando 1.669 empresas atendidas, em um investimento de R$ 14.306.272,00. Os principais segmentos atendidos foram de alimentos e bebidas (restaurantes e lancherias), setor automotivo, construção, metalmecânica e prestadores de serviços, localizados nos bairros Campina, Vicentina, São Miguel, Scharlau, Rio dos Sinos, Santos Dumont, Feitoria e Centro.

O convênio, que recebeu investimentos na ordem de R$ 4 milhões, sendo R$ 1,5 milhão do Executivo, R$ 2 milhões pelo Sebrae e R$ 500 mil repassados pela Câmara de Vereadores de São Leopoldo, não foi suficiente para atender a todos os empreendedores que se encontravam com dificuldades dentro da mancha de inundação e, por isso, segundo informou o gerente regional do Sebrae, Marco Copetti, os recursos aportados foram muito mais o conveniado.

"Foi um trabalho árduo e complexo porque nunca havíamos feito uma ação de repassar recursos diretamente para o empreendedor. Foi uma experiência muito importante para nós, sentindo a dor e necessidade real do empresário atingido e poder estender a mão. Não fizemos apenas o repasse de recursos, mas fizemos toda uma consultoria para auxiliar na reconstrução e retomada dos negócios." Segundo Copetti, economicamente São Leopoldo é a cidade no estado que mais recebeu atendimentos do Sebrae

Uma das beneficiárias do programa, Camila da Conceição, conta que a adesão à ação foi de suma importância para que pudesse retomar seus negócios, com esperança e resiliência. "Nós perdemos tanto a nossa casa, na Campina, quanto nossa padaria e confeitaria, na Vila Glória, no bairro Scharlau. Perdemos toda a nossa produção e inclusive, perdi meu computador que me auxiliava nos trabalhos como corretora de imóveis. Ficamos três meses com a produção parada. Hoje, através do Supera São Léo, conseguimos retomar as atividades e é uma alegria saber que nossa empresa iniciou com um propósito e hoje ela vem se expandindo cada vez mais. Estamos muito felizes em fazer parte do programa que nos tem ajudado muito neste recomeço", disse Camila.

O prefeito Ary Vanazzi, que disse estar muito orgulhoso do resultado. "Este programa é extremamente relevante para a economia local e também é a demonstração do esforço para superação da tragédia que vivemos. Eu tenho convicção que hoje estamos mais fortes. Não há momento da história da cidade de são Leopoldo que se aproveitou da tragédia para crescer, se desenvolver e buscar melhorias nas condições econômicas e sociais para nossa população."

O programa é direcionado para microempreendedores individuais (MEI), microempresas e empresas de pequeno porte, com espaço físico dentro da mancha de inundação, e já auxiliou milhares de empregadores a recuperar seus negócios, oferecendo reembolso parcial dos custos de recuperação, incluindo reparos em espaços físicos, móveis, equipamentos e outros bens essenciais.