Os agentes da vigilância em saúde do município seguem investigando possível surto de doença transmitida por água ou alimentos. O caso ocorreu em Pelotas. Na noite de Natal, após consumirem uma torta fria adquirida em uma conhecida lanchonete da cidade, cinco pessoas de uma mesma família começaram a ter sintomas de vômito, dores abdominais e diarreia.
Nesta quinta-feira o caso foi denunciado à Vigilância em Saúde do município que começou a investigação.”Fomos até o estabelecimento, realizamos a vistoria e coletamos a maionese, azeitonas e palmito que ainda estavam no local. Eles forneceram a lista de clientes que haviam comprado a torta fria e estamos realizando entrevistas com quem teve possíveis sintomas”, relata a diretora da vigilância em saúde de Pelotas, Aline Machado.
A investigação também passa pela mostra do produto (torta fria) de quem ainda tem refrigerado. “A partir disso enviamos ao laboratório. Após iremos reunir informações e aguardar o resultado para saber qual agente de origem do problema no alimento. Pode ser o frango, a maionese, o palmito, a azeitona”, observa. Após toda a investigação, ela espera descobrir se o agente etiológico é o alimento causador do surto e concluir se o estabelecimento será autuado ou apenas notificado.
Ela confirma que até a manhã desta quinta-feira, o setor recebeu outras duas denúncias por e-mail de caso semelhante e que na noite de Natal ocorreram 22 atendimentos entre a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e a Unimed. “Possivelmente podem ter relação com o caso, mas só saberemos após chegarmos a todos que consumiram torta fria do local. A investigação será concluída somente após o laudo do laboratório e as entrevistas com todos que consumiram o produto”, pondera.
A lanchonete publicou uma nota nas redes sociais em que diz que recebe com respeito e preocupação a notícia de que clientes apresentaram sintomas compatíveis com intoxicação alimentar após consumirem suas tradicionais tortas natalinas. "Mais que uma empresa, somos parte de uma comunidade e o respeito e a dignidade humana é o alicerce de nossas ações", destaca. A empresa diz trabalhar com rigorosos padrões de higiene e se solidariza com a situação. "A vigilância sanitária fez uma inspeção detalhada e não identificou irregularidades. Seguimos conduzindo testes internos e colaborando com as autoridades para elucidar fatos com transparência e responsabilidade", garante.