Taquara dá início a projeto de cicloturismo

Taquara dá início a projeto de cicloturismo

Proposta visa resgatar o patrimônio histórico, cultural e natural do município

Stephany Sander

Nesta primeira fase, está sendo feito o traçado do roteiro, pelo interior da cidade

publicidade

A Associação Taquarense dos Amigos Ciclistas (Atac) em parceria com a Prefeitura de Taquara está dando início a um projeto de cicloturismo. Nesta primeira fase, está sendo feito o traçado do roteiro, pelo interior da cidade, que será batizado de Caminhos da Serra Velha. Conforme o idealizador do projeto, Humberto Klein, a proposta visa resgatar o patrimônio histórico, cultural e natural do município e será apresentada durante a semana do ciclismo em Taquara, de 19 a 25 de agosto.

A intenção é de que a iniciativa passe por municípios vizinhos, como Igrejinha, São Francisco de Paula e Rolante. “Algumas estradas foram utilizadas por tropeiros entre a Serra, o Litoral Norte e a Capital. Têm um valor histórico muito forte para Taquara e região”, destaca a prefeita Sirlei Silveira, entusiasta da iniciativa.

Neste momento, o município trabalha no levantamento financeiro para implantar o projeto, com a instalação de sinalização indicativa e materiais de divulgação. Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Douglas Kaiser, será necessário buscar parcerias com a iniciativa privada ou através de emenda parlamentar para execução, prevista para ocorrer até dezembro deste ano.

“Temos muita vocação para o cicloturismo, bem como para o turismo rural. Os trajetos passam por casarões antigos, igrejas e sociedades de canto, que remetem às formações de nossas comunidades interioranas”, destaca o secretário que percorreu algumas localidades nesta semana, que serão incluídas no trajeto, como Padilha, Morro Alto, Rio da Ilha, Ilha Nova, Três Irmãos.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895