Taquara disponibiliza mapas interativos pelo site da prefeitura

Taquara disponibiliza mapas interativos pelo site da prefeitura

No portal é possível pesquisar e baixar mapas relativos ao município e encontrar diversas informações geográficas

Stephany Sander

publicidade

Já está disponível para acesso e consulta no site oficial do município de Taquara, uma nova ferramenta tecnológica para uso dos cidadãos. Trata-se do GEO Taquara, o portal de dados espaciais e geoinformação do município. No portal é possível pesquisar e baixar mapas relativos ao município e encontrar diversas informações geográficas.

O tecnólogo em Saneamento Ambiental e chefe da Divisão de Geoprocessamento da prefeitura, Iuri Buffon, explica que no GEO Taquara o usuário encontrará toda a informação espacial produzida pela Divisão de Geoprocessamento referente ao território municipal. “Este portal se constitui em uma nova maneira de gestão da informação geográfica no município, abrangendo ao mesmo tempo uma infraestrutura de dados espaciais e um sistema de informação geográfica amplamente acessível, através do Mapa Interativo Municipal”, destaca.

Desde o início das atividades da Divisão de Geoprocessamento a divulgação dos produtos para uso pela comunidade foi uma preocupação constante. “Com o portal conseguimos congregar toda a informação em um único lugar, que pode ser utilizada desde os cidadãos interessados apenas nas informações territoriais até os técnicos ou entidades que façam um uso mais sofisticado dos dados nas áreas de arquitetura, engenharia, topografia e demais campos do conhecimento onde os dados espaciais possuem caráter determinante para a elaboração de projetos, tomada de decisão ou fiscalização”, reforça Iuri.

Todos os dados foram elaborados com recursos humanos e materiais da própria secretaria, sendo que o município não teve que despender de significativas somas na contratação de empresas especializadas. “A partir da implementação de uma estrutura de dados espaciais conjunta e unificada não serão mais recorrentes as falhas oriundas dos usos de diferentes mapas e bases cartográficas. Também poderemos diminuir muito a utilização de mapas e documentos cartográficos em papel. Destacamos ainda o grande potencial do uso destas informações pelos estudantes e professores da região. Por fim, evidenciamos o fato de que com esta iniciativa, Taquara coloca-se novamente entre os municípios que possuem boas práticas de gestão da informação geoespacial e de divulgação para seus habitantes”, afirma Iuri.

Pelo webmap é possível visualizar os dados geográficos, fazer consultas espaciais, consultar dados dos objetos mapeados, medir distâncias e áreas, obter coordenadas, comparar imagens aéreas e muitos outros recursos.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895