Taquara inicia processo de informatização no SUS

Taquara inicia processo de informatização no SUS

Até maio o sistema deve estar implantado em todas as unidades de saúde

Stephany Sander

As 15 UBSs do município terão o prontuário eletrônico G-MUS implantado

publicidade

Com o intuito de potencializar o atendimento ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria de Saúde de Taquara está iniciando um processo de informatização, implantando o prontuário eletrônico G-MUS, em todas as 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Segundo a secretária da pasta, Ana Maria Rodrigues, a secretaria já possuía este sistema de informação, licitado pela empresa Inovadora, mas somente uma UBS estava utilizando.

A intenção é que até maio, o sistema esteja implantado em todas as unidades de saúde. “É muito importante numa gestão de saúde a informatização e o G-MUS é uma potencial ferramenta de informática que contempla todos os setores, dando a possibilidade de regulação, imunização, controle de veículos, sistema de frotas, enfim fazer toda a gestão da secretaria. Só que para isso efetivamente acontecer precisamos implantar de uma forma integral, efetiva e resolutiva o que denominamos e está preconizado como ferramenta obrigatória de trabalho”, explica Ana, lembrando que o único custo para o município será da capacitação dos profissionais para o manuseio do sistema.

“O prontuário será o que fazemos hoje, com todas as informações. Todo cadastro do usuário do SUS de Taquara será enviado para dentro do sistema. Assim, onde o paciente circular, seja na farmácia municipal, num encaminhamento de exames, num transporte para algum hospital, tudo será registrado. Teremos uma visão geral de quem é o nosso usuário, o histórico de saúde do nosso paciente. Os médicos, enfermeiros, agentes de saúde e atendentes poderão acessar o prontuário, cada qual em uma parte específica, com permissão de acesso ao que se refere ao seu atendimento, pois há o sigilo”, afirma a secretária.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895