Tarde de música e ações solidárias na Capital

Tarde de música e ações solidárias na Capital

Promovido por Casa da Música e apoiada pelo Simers, Natal na Gonçalo ofereceu apresentações musicais gratuitas ao ar livre à população


Correio do Povo

Rua foi fechada e público assistiu às apresentações sentado sob as árvores que recobrem a via

publicidade

Um domingo para refletir sobre a importância da participação coletiva nas demandas sociais e celebrar com música as festividades de fim de ano. Este foram alguns dos objetivos do Natal da Gonçalo, realizado no bairro Independência, em Porto Alegre.

Quem foi nesta tarde até a Rua Gonçalo de Carvalho, considerada uma das mais bonitas do País por conta de sua arborização, se emocionou ao ver os alunos da Orquestra Jovem e Escola Casa da Música (AACAMUS), além de músicos convidados, interpretando clássicos nacionais e internacionais. E aprendeu sobre a aplicação da música como ferramenta terapêutica.
Além das apresentações musicais, foram promovidas também partidas simultâneas de xadrez dos alunos da AACAMUS.

Organizado pela Casa da Música de Porto Alegre e apoiado pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), a proposta do Natal da Gonçalo é aproximar a comunidade da música e promover saúde mental a partir do contato com instrumentos. A ideia é que arte e saúde em conexão proporcionam alegria e cuidado.

“Eu me emocionei. A paz que dá ver esses jovens tocando é sem explicação”, contou a auxiliar de serviços gerais, Anelise Cunha de Castro, 49 anos. Sentada à sombra das árvores da Gonçalo de Carvalho, ela aplaudia cada número musical.

Momento de solidariedade

O Simers levou ao evento o seu Núcleo Acadêmico, que há 15 anos promove o Trote Solidário com o objetivo de estender a mão a quem precisa. Desde 2008 a ação engaja estudantes de Medicina, médicos e comunidade e já arrecadou mais de 408 toneladas alimentos, o que representa comida na mesa para mais de 816 mil pessoas.
De acordo com o Simers, ao longo de sua trajetória, a iniciativa transformou a recepção dos calouros em gesto humanitário, conscientização e empatia com o próximo.

Conheça a Casa da Música

A Associação Amigos Casa da Música (AACAMUS), criada em 2017, é uma associação sem fins lucrativos que tem como objetivo oferecer o ensino gratuito de música para estudantes já alfabetizados, oriundos de escolas públicas de Porto Alegre (RS) e região metropolitana, bem como trabalhar a formação de novas plateias na música clássica. O projeto promove participações em concertos próprios e eventos de terceiros, por meio da Orquestra Jovem e Escola Casa da Música, tendo como diretora artística a mezzo-soprano Angela Diel.
Trata-se de um projeto de ensino de música que procura envolver ativamente tanto as crianças e adolescentes quanto suas famílias.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895