Cidades

Tarifa básica de água e esgoto não serão cobradas aos atingidos pelas cheias em São Leopoldo

Moradores de locais identificados pelo mapa de inundação da Defesa Civil podem ter isenção da tarifa em até 180 dias

Terreno no bairro São Geraldo serve como destino dos entulhos
Terreno no bairro São Geraldo serve como destino dos entulhos Foto : Camila Cunha

Na tarde desta quinta-feira (20), o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, e o diretor-geral do Semae, Maurício Miorim, anunciaram a isenção tarifária a ser praticada pela autarquia aos atingidos pelas cheias. Por meio da Resolução nº 003/2024, a Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (AGESAN/RS), considerando a solicitação do plano de isenções para o município de São Leopoldo, realizado pelo Semae, concede à autarquia a possibilidade de praticar as isenções de tarifas dos serviços de água e esgoto para os usuários residentes nos bairros afetados pelos eventos climáticos ocorridos em maio de 2024, conforme laudo da Defesa Civil, levando em conta o mapa de inundação.

Com isso, o Semae deverá permanecer com as prestações de serviços de forma igualitária em toda a cidade, concedendo da seguinte forma as isenções tarifárias dos serviços de água e esgoto:

  • 60 (sessenta) dias de isenção nas ruas dos bairros afetados, com exceção do Centro (não será cobrado o serviço básico de água e o serviço básico de esgoto).
  • 10 (dez) dias na fatura de junho de isenção no Centro, devido à interrupção do serviço por um período curto de tempo (não será cobrado o serviço básico de água e o serviço básico de esgoto).
  • 180 (cento e oitenta) dias de isenção para usuários da Tarifa Social das áreas atingidas (trinta dias de isenção total, inclusive o consumo, e mais 150 dias de isenção do serviço básico de água e do serviço básico de esgoto).

A resolução também aponta que os usuários que tiveram desabastecimento de água gerados pelos eventos climáticos de maio de 2024, terão isenção de tarifa de água e esgoto por 30 (trinta) dias, podendo esse período ser prorrogado. Já nas localidades afetadas, de acordo como o laudo da Defesa Civil, a cobrança poderá ser realizada de acordo com o consumo real, limitado ao valor máximo correspondente à média dos últimos 12 (doze) meses anteriores ao evento climático, por até dois meses, conforme demanda dos usuários.

Além da isenção da taxa básica, o Semae não irá realizar o serviço de suspensão e corte dos serviços de água e esgoto pelos próximos seis meses, nas áreas atingidas. Também não serão cobradas ligações e o serviço de corte definitivo nas regiões afetadas.

O Semae ainda não realizará cobrança de indenização por hidrômetros e seus componentes avariados, desde que o usuário comunique à autarquia em até 60 dias da data da Resolução 003/2024. As medidas adotadas tem o objetivo de amenizar os danos causados pela catástrofe climática ocorrida no mês de maio.

O diretor-geral do Semae, Maurício Miorim, ao apresentar os dados sobre a isenção, destacou o trabalho realizado pela autarquia ao longo do mês de maio, especialmente sobre a retomada rápida da captação e tratamento de água e todo o processo de drenagem das regiões inundadas, lembrando que São Leopoldo foi a primeira cidade da Região Metropolitana a secar os bairros impactados. “Esse processo de isenção de tarifa para as regiões afetadas é uma deliberação da agência reguladora (Agesan/RS) e tem o acompanhamento do Ministério Público e Defensoria Pública, levando em conta também, além do benefício aos impactados, a sustentabilidade financeira do Semae”.

Já o prefeito Ary Vanazzi enalteceu que o trabalho realizado pelos servidores da autarquia, neste período de crise, foi fundamental para amenizar os danos causados a toda a população, e que a isenção é reflexo de uma longa discussão sobre as necessidades da população e a saúde financeira do Semae. “O Semae é uma empresa de extrema importância pelo serviço prestado à população de São Leopoldo. Não fosse o trabalho realizado pelo Semae, as nossas dificuldades seriam maiores. Essa experiência que nós vivemos, não é uma boa experiência, é uma experiência que ninguém deveria passar. Eu quero fazer um agradecimento especial a todos os servidores do Semae, que não mediram esforços diante de todas as dificuldades. A isenção é fruto de um longo debate. A minha vontade era isentar toda a população, mas analisando os dados financeiros, o custeio que tivemos para toda a operação que colocamos em prática nos últimos dias, nós entendemos que não poderia ser assim, então priorizamos a população mais necessitada, dentro das regiões afetadas”.