TCE-RS promove live com orientação para gestores sobre população desabrigada pela enchente

TCE-RS promove live com orientação para gestores sobre população desabrigada pela enchente

Encontro virtual teve a participação de especialistas em arquitetura e engenharia da Ufrgs

Correio do Povo

publicidade

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) promoveu nesta quinta-feira o 2º Ciclo de Lives de Orientações aos Gestores Públicos sobre as políticas de prevenção e resposta a desastres climáticos. Esta edição do evento online abordou as melhores práticas e orientações sobre os atendimentos dados à população desabrigada e a realocação destas pessoas para novas casas.

O encontro virtual contou com a participação dos especialistas em arquitetura e engenharia, Luciana Miron, Carlos Formoso e Denise Dal Molin, todos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). Os convidados destacaram as estratégias para o acolhimento temporário de desabrigados, indo além dos abrigos convencionais e abordando aspectos logísticos, financeiros e de reconstrução, ao mesmo tempo em que se promove eficiência no uso dos recursos disponíveis.

Para o presidente do TCE-RS, o conselheiro Marco Peixoto, este é um tema de grande importância, tendo em vista que milhares de pessoas seguem fora de casa. “Tantos cidadãos ainda enfrentam a insegurança de não poderem retornar às suas casas, seja porque foi destruída, seja porque não há segurança suficiente para voltar. Estou certo de que o Rio Grande do Sul vai conseguir se reerguer e se preparar para um futuro melhor”, destacou o presidente na abertura do evento.

Já a conselheira do TCE-RS, Letícia Ayres Ramos, que ajudou na condução do debate, apontou a importância de que os atingidos tenham direito a um CEP com dignidade. “O desafio de realocar as pessoas necessita de uma forma multidisciplinar de pensar. Para além de um simples número, o CEP é o lugar da casa, de onde estabelecemos os laços de comunidade tão importantes para o dia a dia das pessoas. Sejam CEPs temporários ou permanentes, é preciso zelar para que eles sejam inclusivos, resilientes, seguros e sustentáveis”, completou.

Destinado a oferecer alternativas de soluções práticas para os desafios enfrentados pelo RS, o Ciclo de Lives do TVE-RS terá quatro encontros semanais transmitidas pelo YouTube reunindo especialistas do assunto.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895