Teleconsulta começa a operar nesta segunda em Pelotas

Teleconsulta começa a operar nesta segunda em Pelotas

Serviço substituirá a Central de Triagem no município

Angélica Silveira

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A partir desta segunda-feira, Pelotas passa a ter uma Central de Teleconsulta. A iniciativa tem o objetivo de orientar e encaminhar casos de síndrome gripal. O serviço é uma articulação entre prefeitura, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Companhia de Informática de Pelotas (COINPEL) e startup Indeorum.

A população poderá entrar em contato por meio de ligações gratuitas atendidas por médicos, enfermeiros, psicólogos, educador físico, assistente social, terapeuta ocupacional e nutricionistas. A Central irá funcionar das 8h às 18h, pelo número 0800 648 5319, todos os dias da semana para atendimento pré-clínico e de segunda a sexta-feira para consulta com psicólogos.

O propósito da central, além de otimizar a utilização de recursos de saúde, é oportunizar atendimentos mais seguros e rápidos, uma vez que o serviço vai agilizar a triagem dos casos de síndrome gripal, incluindo os de coronavírus, evitando que estas pessoas se desloquem até as unidades de saúde, quando não for necessário.

A Central de Teleconsulta irá substituir o serviço da Central de Triagem, que, em funcionamento desde o último dia 20 de abril, já recebeu mais de 3,7 mil ligações. Serão três linhas de atendimento. Devem discar o ramal 1 aquelas pessoas que desejam ter orientações sobre a síndrome gripal - Covid-19, ramal 2 os que estão com sintomas de síndromes gripais e ramal 3 aqueles que estão preocupados com a situação e desejam conversar com alguém. Um dos destaques do serviço é o atendimento com psicólogos.


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