A virada no tempo, que aconteceu durante o final de semana, com chuva forte, rajadas de ventos e registro de queda de granizo em algumas regiões do Estado provocou estragos em muitas cidades gaúchas.
No município de Vanini, a força dos ventos provocou o destelhamento de ao menos 17 imóveis, entre residências e galpões. Segundo informou o coordenador da Defesa Civil do município, Almir Fornari, as localidades mais afetadas pelos danos foram Área Verde (no Centro da cidade), Linha Aparecida e Saúde. "Os ventos, que teriam ultrapassado a velocidade dos 110km/hora, danificaram telhados de moradias e galpões de fumo, além de alguns aviários. Houve apenas prejuízos materiais, pois ninguém ficou ferido."
Segundo Fornari, como ação emergencial, as equipes fizeram a entrega de lonas às famílias mais atingidas. "Entretanto, ainda estamos fazendo levantamento de danos e contabilizando os estragos." O temporal também causou a interrupção total do fornecimento de energia elétrica e instabilidades nos serviços de internet e telefonia em algumas localidades. A Secretaria de Obras trabalha para desobstruir vias.
Em Erechim, a Defesa Civil municipal atendeu ao menos sete destelhamentos de residências entre as localidades de Cerâmica, Cristo Rei, Morro da Cegonha e Esperança. Segundo o coordenador Vagner Manica, houve também a queda de quatro árvores em vias públicas e entrega de lonas para oito famílias mais afetadas pelos estragos causados pelo temporal.