Temporal dos últimos dias derruba árvore sobre residência e alaga ruas em Porto Alegre

Temporal dos últimos dias derruba árvore sobre residência e alaga ruas em Porto Alegre

No bairro Ponta Grossa, no extremo Sul, moradores afirmam que problemas causados pela chuva são históricos

Felipe Faleiro

Valas também encheram d'água em vias como a Comissário Paulo Pires e Dorvalina Rodrigues de Freitas

publicidade

Moradores do extremo Sul de Porto Alegre ainda observavam neste domingo os reflexos da chuvarada registrada nos últimos dias. Principalmente no bairro Ponta Grossa, ruas foram alagadas, embora hoje grande parte da água já havia sido escoada. Há poucas semanas, a região registrou uma grande área devastada por fortes ventos.  Desta vez, o problema foi registrado em vias como a Comissário Paulo Pires, Dorvalina Rodrigues de Freitas e Ondina Figueiras, além de parte da Estrada Principal da Ponta Grossa, algumas das quais registram problemas históricos de infraestrutura relacionados ao saneamento.

Ainda de acordo com os moradores, a cada ocorrência de temporal a situação se agrava. Funcionários do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) estiveram no local e verificaram a situação. Em nota, o Dmae afirmou que “realiza periodicamente a limpeza de valas de drenagem na região do bairro Ponta Grossa, porém, para a estrutura completa de drenagem ser instalada, é necessário ter projeto de infraestrutura total da área”. O departamento informou ainda que foi registrado um acúmulo de chuva superior a 80 milímetros na Capital nos últimos dias, o que torna “inevitável” ocorrências do tipo mesmo em bairros com estrutura adequada.

Na Vila dos Sargentos, bairro Serraria, uma árvore ficou escorada sobre uma residência. A Defesa Civil municipal esteve na área e avaliou a situação, fornecendo lonas para cobertura provisória da casa. Já o Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) foi acionado para corte do vegetal. Ninguém ficou ferido. No sábado, houve ainda outra árvore caída, reportada pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) na rua Vicente da Fontoura, junto ao número 789, bairro Farroupilha, e ainda alguns pontos de alagamento, como na Coronel Aparício Borges, próximo ao 795, no sentido norte-sul, bairro Glória.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895