Temporal em Porto Alegre: Melo afirma que prioridade é restabelecer energia e água, e pede agilidade da CEEE Equatorial

Temporal em Porto Alegre: Melo afirma que prioridade é restabelecer energia e água, e pede agilidade da CEEE Equatorial

Em apenas uma hora, a Capital registrou 76 milímetros de precipitação, mais da metade da média prevista para janeiro

Correio do Povo

Temporal deixou rastro de estragos em Porto Alegre

publicidade

O prefeito Sebastião Melo está desde a madrugada desta quarta-feira, 17, no Centro Intergrado de Serviços de Porto Alegre (Ceic), coordenando as equipes que estão atendendo as ocorrências do temporal da noite passada. Conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em apenas uma hora a Capital registrou 76 milímetros de precipitação, mais da metade da média prevista para janeiro (110 milímetros). O vento chegou a 89 km/h no Aeroporto Salgado Filho.

Por volta de 7h desta quarta-feira, havia mais de 150 registros de árvores ou galhos caídos pela cidade. Das seis Estações de Tratamento de Água do (Etas) do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), cinco estão paralisadas por falta de energia. Também são 11 casas de bomba sem luz, o que prejudica o escoamento da água acumulada pela chuva.

Os serviços de saúde também foram atingidos: o Hospital de Pronto-Socorro, Hospital de Clínicas, Instituto de Cardiologia, Centro de Saúde IAPI e o pronto-atendimento da Vila dos Comerciários estão sem luz.

Melo destacou que está em contato com o Governo do Estado e prefeitos da Região Metropolitana. O prefeito cobrou agilidade da CEEE Equatorial no restabelecimento do serviço e pediu que as pessoas evitem circular pela cidade.

Os estragos ainda estão sendo contabilizados. Muitos bairros continuam sem energia, assim como cinco Estações de Tratamento de Água (Etas) do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), o Hospital de Pronto-Socorro, Hospital de Clínicas, Instituto de Cardiologia, Centro de Saúde IAPI e o pronto-atendimento da Vila dos Comerciários.

O prefeito coordena uma reunião no Ceic às 8h30 com todas as secretarias para avaliar a situação geral do atendimento. Logo após, irá circular pela cidade para conferir as ocorrências.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895