Terça-feira terá predomínio de sol entre nuvens em meio a chuvas no RS

Terça-feira terá predomínio de sol entre nuvens em meio a chuvas no RS

Trégua é curta e mais tempestades são previstas para quinta-feira

MetSul Meteorologia

publicidade

A MetSul Meteorologia prevê sol entre nuvens para todas as regiões do Estado nesta terça-feira (5). Após tempestades, o tempo se estabiliza, mesmo que haja possibilidade de chuva ou garoa em alguns pontos. Sob ar mais frio, o dia começa com temperatura baixa principalmente no Oeste e na Campanha, até com mínimas abaixo de 5ºC em alguns municípios. A tarde será amena e na maioria das cidades as mínimas ocorrem à noite.

Porém, espera-se que as chuvas intensas, raios e temporais de granizo voltem na quinta-feira (7) nas regiões Oeste, Sul, Centro e Leste do estado, devido a uma frente quente. Tornando-se fria, a frente avança pelo Estado e leva mais chuva, a partir de sexta-feira (8), para o Noroeste e Norte. 

Em Porto Alegre, a temperatura mínima é de 11ºC e a máxima de 18°C.

Rios mais cheios

A expectativa de um segundo evento de chuvas volumosas nesta semana preocupa pela possibilidade de mais enchentes, com cheias nos rios que já estão com alto volume de água. Os rios que têm nascentes que cortam a Metade Norte do Estado são aqueles com maior possibilidade de causar inundações. No Noroeste e Norte, o rio Uruguai já passou por volumes de 150 milímetros a 250 milímetros de chuva. No Alto Jacuí e Planalto Médio, onde se encontra o rio Jacuí, os volume acumulados já estão entre 200 milímetros e 350 milímetros. 

Rios que cortam os vales e que têm nascentes nos Campos de Cima da Serra, como o Caí e o sistema Taquari-Antas, também merecem atenção pelos volumes de 100 milímetros a 200 milímetros na área entre São Francisco de Paula e Cambará do Sul.

Uma vez que o Taquari e o Jacuí devem ter cheia, e sendo os dois rios os principais contribuintes do Guaíba, o cenário é de atenção também para as ilhas de Porto Alegre e o Delta do Jacuí em cidades vizinhas, mais tarde nesta semana e semana que vem. Nas bacias do Caí e do Paranhana os acumulados não foram tão extremos como no ciclone de junho, mas os dois rios também merecem atenção.

Vários rios menores que cortam a Metade Norte do Rio Grande do Sul também devem passar por cheia com enchentes e inundações. Alguns, entre o Alto Jacuí, o Planalto Médio e a Serra, já começam a sair dos seus leitos nesta segunda-feira (4) ante a incapacidade de absorver o grande volume de água. 

Confira as mínimas e as máximas em algumas cidades gaúchas

Torres 14ºC / 19ºC 
Rio Grande 9ºC / 17ºC 
Uruguaiana 7ºC / 19ºC 
Chuí 9ºC / 17ºC
Capão 12ºC / 18ºC
Bagé 3ºC / 17ºC
Pelotas 8ºC / 18ºC


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895