Terapia de grupo começa dia 7 de fevereiro em praça de Sapucaia

Terapia de grupo começa dia 7 de fevereiro em praça de Sapucaia

O trabalho será realizado de forma voluntária, todas as sextas-feiras

Fernanda Bassôa

O projeto tem como objetivo abrir espaço e acolher as pessoas que estiverem dispostas a falar sobre os sofrimentos do cotidiano.

publicidade

A partir do dia 7 de fevereiro, a praça da Juventude, de Sapucaia do Sul, passa a oferecer à comunidade local uma atividade inédita e diferenciada. Trata-se da Roda de Partilha de Vida, uma terapia de grupo que tem como objetivo abrir espaço e acolher as pessoas que estiverem dispostas a falar sobre os sofrimentos do cotidiano, evitando doenças e mudando o olhar sobre a vida.

O trabalho será realizado de forma voluntária, todas as sextas-feiras, pelo terapeuta e especialista em Terapia Comunitária Integrativa, Constelador Familiar Sistêmico e Mestre Reiki, José Ubirajara de Castro. Segundo Castro, terapia de grupo quer dizer acolhimento caloroso. “Espaço onde se expõe sentimentos, em que se fala de ‘si’. Momento de riso, de choro, de vontades. Local que se acolhe o que vir, sem julgamentos, discriminação e nenhum tipo de rótulo. É uma roda de escuta diferenciada, pois propõe ouvir o outro e perceber o que a fala dele causa em mim.” Ele explica que a Roda de Partilha de Vida tem pilares na terapia comunitária integrativa, na psicologia positiva, na musicoterapia e nas constelações familiares. “Procura-se trabalhar holisticamente, integrando corpo, mente, espírito e sentimento. A roda tem uma função de acolher.”

Conforme o terapeuta, o espaço possibilita que os participantes consigam perceber as coisas boas que têm em suas vidas, mobilizem os seus recursos e competências individuais num espaço de partilha da fala e escuta, desabafo dos incômodos, do que lhes tira o sono. “É um local onde, também, possam compartilhar experiências de vida e estratégias de enfrentamentos para problemas comuns, tornando possível o alívio da pressão interna, bem como aprendendo a lidar melhor com seus problemas ou mesmo avaliar novas perspectivas de mudança. É um espaço para expor e lidar com as memórias emocionais que todos nós temos.”

A Roda de Partilha de Vida acontecerá todas as sextas-feiras, a partir de 7 de fevereiro, das 16hs às 17 horas. A praça da Juventude fica na rua César Alves, nº 130, no bairro Capão da Cruz, em Sapucaia do Sul. Para participar não é necessário inscrição prévia.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895