Tertúlia Musical Nativista de Santa Maria já tem um novo vencedor

Tertúlia Musical Nativista de Santa Maria já tem um novo vencedor

A canção "Por Ser Livre", de Carlos Omar Villela Gomes e Beto Roquete, foi a grande campeã

Correio do Povo

publicidade

A 28ª Tertúlia Musical Nativista de Santa Maria teve três noites de muita cultura e tradição gaúcha que emocionaram os espectadores. Na noite deste domingo, o festival, que é um dos maiores do Estado, anunciou a canção “Por Ser Livre”, de Carlos Omar Villela Gomes e Beto Roquete, como a grande vencedora desta edição.

O evento foi promovido pela Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura, e ocorreu em formato híbrido, com transmissão pelo Facebook e o YouTube do Executivo Municipal e com presença reduzida de público no Theatro Treze de Maio. O festival também foi transmitido em um telão alocado, junto com 50 cadeiras, na Praça Saldanha Marinho.

“Encerramos a 28ª Tertúlia muito felizes pelo sucesso. E já pensamos na 29ª edição do festival. Nós temos aqui um time completo, que permite que este evento ocorra sempre da maneira mais bonita possível. Fico muito feliz pela oportunidade de estarmos aqui, e que o ano que vem possamos estar todos juntos, com a plateia cheia. E que continuemos ultrapassando fronteiras, porque a Tertúlia não é só de Santa Maria, ela é do mundo inteiro”, destaca o prefeito Jorge Pozzobom.

A secretária de Cultura, Rose Carneiro, comemora a 28ª edição do festival pela diversidade e qualidade das composições que passaram pelo palco. Ela também deseja que o evento possa seguir por muitos anos e agradece a todos que tornaram mais uma edição possível. “Fechamos com chave de ouro a nossa Tertúlia Musical Nativista que, além de poder retornar com público, mesmo que reduzido, tivemos milhares de visualizações nas redes sociais. Um repertório musical de muita qualidade, cada apresentação um show à parte. A Tertúlia é rica em diversidade de ritmos e vozes. Vida longa ao nosso Festival, um trabalho feito a muitas mãos que se dedicaram para que tivéssemos este resultado”, celebra a titular da pasta.

Na noite da grande final, 12 composições foram apresentadas. As canções foram as três primeiras colocadas na Fase Local, e a Música Mais Popular, escolhida por meio de votação virtual do público, também durante a Fase Local. Ainda concorrem oito composições classificadas na Fase Geral. Os jurados da última noite foram os músicos Enio Guerra, Julio Cesar Pires Pereira, Eduardo Monteiro Silva, Piero Ereno e Oristela Alves. A apresentação foi de Liliana Cardoso e Marion Mello e o show do intervalo ficou a cargo do Grupo Fio de Bigode.

A 28ª Tertúlia Musical Nativista recebeu 297 inscrições e 22 canções foram selecionadas, sendo 12 para a Fase Geral e 10 para a Local. As 22 composições selecionadas recebem um prêmio de R$ 3 mil. Os vencedores da Fase Local receberam troféus. Já os ganhadores da final recebem troféus e os três primeiros colocados também recebem prêmio em dinheiro.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895