TJRS apoia campanha contra fake news, promovida pela Associação Riograndense de Imprensa

TJRS apoia campanha contra fake news, promovida pela Associação Riograndense de Imprensa

Poder Judiciário Estadual foi representado na ocasião pelo 2º Vice-Presidente do TJRS, Desembargador Sérgio Miguel Achutti Blatte na segunda etapa da campanha "O Poder de Duvidar"

Correio do Povo

2º Vice-Presidente do TJRS, Sérgio Miguel Achutti Blattes representou a Corte gaúcha no evento

publicidade

A Associação Riograndense de Imprensa (ARI) lançou a segunda etapa da campanha "O Poder de Duvidar", voltada ao combate da disseminação de notícias falsas (fake news). A iniciativa conta com o apoio do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS). O Poder Judiciário Estadual foi representado na ocasião pelo 2º Vice-Presidente do TJRS, Desembargador Sérgio Miguel Achutti Blattes. Pela Justiça Eleitoral, esteve o Presidente do TRE/RS, Desembargador Voltaire de Lima Moraes.

O Desembargador Blattes destacou que as fake news sempre existiram, mas que, com as redes sociais, ganharam um potencial de ampla proporção. Para o magistrado, é preciso avaliar e questionar a informação antes de repassa-la. "O que é fake news? Uma notícia falsa ou deturpada. Mas não só isso, também é a manipulação da informação. Temos que ter uma atenção redobrada e a principal missão é ensinar o pessoal a duvidar. O poder de comunicação mantém o rumo da sociedade", afirmou.

Presidente da ARI, o Jornalista José Nunes revelou que a campanha foi iniciada em abril e que a entidade de classe considerava importante realizar este combate. "O poder da dúvida é da sociedade. As pessoas têm que procurar se informar com o jornalista profissional, valorizando o profissional formado e com credibilidade", ressaltou.

"O Estado Democrático de Direito não convive com falsidades. Ele deve conviver acima de tudo com a verdade, seja ela dolorida ou não. Mas, principalmente, de afirmação da nossa democracia. Por isso, a imprensa tradicional assume um papel relevante como um dos pilares fundamentais de sustentação do Estado Democrático de Direito e do aperfeiçoamento da nossa democracia", considerou o Presidente do TRE/RS, Desembargador Voltaire de Lima Moraes.

Ao final do evento, que foi realizado na sede da ARI, em Porto Alegre, o Professor Alisson Coelho falou sobre "Desinformação e democracia: Inteligência Artificial em tempo de Fake News". "No Brasil, temos muito acesso e pouca capacidade de verificar as informações. Por isso a educação é tão importante. É válida a batalha de uma campanha pela educação, que faça com que as pessoas recebam a informação de forma crítica".

Também participaram do evento os Jornalistas Armando Burd (idealizador da campanha), Luiz Adolfo Lino de Souza e Cláudio Brito, todos conselheiros da ARI, o Presidente da Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (ACEG), Rogério Amaral, além de Jornalistas que prestigiaram o encontro.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895