TJRS celebra 150 anos em evento aberto ao público

TJRS celebra 150 anos em evento aberto ao público

Celebração contou com concerto da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul

Correio do Povo

Prédio com projeção em alusão aos 150 anos do TJ

publicidade

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul iniciou, nesta quarta-feira, as celebrações dos 150 anos de atuação, que completa em fevereiro de 2024. A cerimônia de Obliteração do Selo e do Carimbo Comemorativo, produzidos pelos Correios, foi realizada pela presidente do TJ, a desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, pela desembargadora Márcia Kern.


Lançamento do selo dos 150 anos do TJRS. | Fotos: Ricardo Giusti

“Planejamos uma série de atividades ao longo deste ano, que começou com o lançamento dos festejos, passando pela apresentação de um lindo concerto aqui ao lado, no Teatro São Pedro, sediando todos os Encontros Nacionais de Juízes em Porto Alegre e também lançando o livro dos 150 anos. Não poderia faltar nesse rol de celebrações um selo alusivo a essa data histórica, que será comemorada em 03 de fevereiro.” destaca a Presidente do TJRS.

O evento contou com o concerto ao ar livre da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul. A apresentação ocorreu próximo à sede do Tribunal de Justiça. 

“Desenvolvemos diversos eventos e atividades comemorativas em alusão à importância desta data para a sociedade gaúcha. Este evento é o fechamento do ano comemorativo, é um evento maravilhoso, magnífico, feito não só para o Poder Judiciário, mas sim para a sociedade, a representação disso é justamente por ser um evento externo em praça pública, para que todo o cidadão, a sociedade gaúcha, porto-Alegrense possam participar garantidamente”, enfatiza o desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira.

Conforme o desembargador Silveira, o papel do TJRS é o de servir a sociedade. "A própria presidente destaca muito a importância do amor que o Tribunal de Justiça tem aos gaúchos. Nós trabalhamos muito, não só na principal função de prestar jurisdição, de julgar e trazer a paz social nos conflitos da sociedade, mas também trabalhamos muito com as colaborativas ações, a sociedade”, acrescenta.

Ao final do evento, a fachada do Palácio da Justiça se transformou em uma tela gigantesca. Denominado como “TJRS 150 Anos Diante dos Seus Olhos - uma experiência memorável”, o telão com fotos contou a história do Tribunal de Justiça projetada em uma parede com 33 metros de altura por 25 metros de largura.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895