Três de Maio tem novos locais para gestão de resíduos

Três de Maio tem novos locais para gestão de resíduos

Inauguração de Centro de Tratamento e do EcoPonto integra ações do Dia do Meio Ambiente

Felipe Dorneles

Espaço no centro da cidade recebe móveis, estofados e eletrônicos

publicidade

Dois locais para recebimento, recolhimento e tratamento de resíduos sólidos e líquidos foram inaugurados em Três de Maio, no Noroeste do Estado. Os eventos integraram a semana alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nessa terça-feira, 5 de maio. Um dos espaços, o EcoPonto, recebe móveis, estofados e eletrônicos. O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Sidnei Roos, explica que o local é uma das ações do programa Cidade Jardim, que busca resgatar essa denominação para Três de Maio. Além de revitalizar o município com árvores e jardins, vamos fazer ações sustentáveis permanentes, com enfoque na gestão de resíduos”, destaca.

Inaugurado ontem, mas há um mês recebendo resíduos, o EcoPonto já contabiliza a destinação correta de 15 toneladas de lixo. O secretário explica que o local não recebe itens como pilha, bateria e lâmpadas e que esses materiais serão recolhidos em ações específicas, como a programada para 28 de julho. O custo mensal do espaço ao município é de R$ 10 mil, com pagamento de aluguel e dois funcionários.

Também foi inaugurado o Centro de Tratamento de Resíduos (Cetres), espaço privado que fará o recolhimento de esgoto doméstico, de locais que não têm ligação à rede da Corsan, que será tratado e retornado à natureza. “Inauguramos nesta semana dois serviços urgentes, para atender às necessidades da população”, diz Roos. A gestão de materiais sólidos será feita em nível municipal, de acordo com a legislação ambiental e o Plano Nacional de Resíduos Sólidos. O município tem prazo até 2019 para implantação de um programa ambiental, que, neste caso, já está em execução.

Como parte da Semana do Meio Ambiente, também serão plantadas 500 mudas de árvores e haverá a repaginação de canteiros com flores e gramados. Ações de conscientização ocorrem ainda nas escolas do município.  

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895