Transporte coletivo de Pelotas tem Wifi em 100% dos veículos

Transporte coletivo de Pelotas tem Wifi em 100% dos veículos

Prefeitura agora planeja pagamento em cartão e QR Code nos ônibus

Angélica Silveira

publicidade

Desde quarta-feira, Pelotas conta com 100% dos ônibus do transporte coletivo urbano com wi-fi disponível aos usuários. Todos os ônibus estão identificados com o símbolo do Wi-fi em placas nas laterais e o usuário pode utilizar a internet sem fio inserindo um e-mail e criando uma senha no primeiro acesso, após um breve cadastro.

Segundo o Consórcio do Transporte Coletivo de Pelotas (CTCP), a cidade será a primeira do país a oferecer pagamento de passagem com cartão de crédito e débito, disponível em metade dos veículos e QR Code, além de contar com GPS, câmeras de segurança e reconhecimento facial.

Para o pagamento de passagens é necessário o registro dos cartões de débito ou crédito no celular, por meio da carteira digital de cada aparelho. O débito do valor da tarifa é feito no validador do ônibus.

Pelotas é a primeira cidade do Estado a contar com Wi-Fi nos coletivos urbanos e, após novembro (previsão para que todos os  veículos estejam equipados para receber o pagamento com cartões e QR Code), será o primeiro município brasileiro com esses dois sistemas junto de GPS, câmeras de segurança ( pelo menos três em cada  ônibus, o que contribui para a diminuição dos índices criminais) e reconhecimento facial para controle de gratuidades.

Conforme o Observatório de Segurança Pública e Prevenção Social de Pelotas, as câmeras de segurança reduziram significativamente os índices de assalto e roubo a transporte coletivo.  A opção QR Code estará disponível assim que todos os veículos estiverem equipados com o sistema.  As inovações tecnológicas, visando qualidade ao serviço e uma melhor experiência, são investimentos feitos pelo Município, pela Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito e o CTCP. Também foram realizadas melhorias no site da Prati com novo sistema de horários e no aplicativo Cittamobi.

“Essas tecnologias disponíveis facilitam a vida dos usuários que podem seguir estudando, trabalhando e se conectando com o mundo celular, enquanto realizam o trajeto de ônibus”, comemorou a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895