Transporte de Sapucaia conta com novas linhas, horários e integração temporal a partir desta segunda

Transporte de Sapucaia conta com novas linhas, horários e integração temporal a partir desta segunda

O valor da passagem continua sendo R$ 4,70, tarifas não sofreram reajuste

Fernanda Bassôa

Das 14 linhas oferecidas anteriormente, agora os usuários passarão a contar com 19

publicidade

A partir desta segunda-feira, o transporte público coletivo de Sapucaia do Sul conta com novas linhas e horários, que darão mais mobilidade e agilidade nas viagens entre bairros. As inovações são resultado da assinatura de um novo contrato emergencial, válido por seis meses, que a Prefeitura de Sapucaia do Sul firmou com a empresa Expresso Charqueadas, viabilizando um serviço de melhor qualidade aos usuários e facilitando o dia a dia do cidadão, com mais segurança, economia e conforto. Segundo a prefeitura, as tarifas não sofreram reajuste e o valor da passagem continua sendo R$ 4,70. Novos terminais foram criados para facilitar o acesso do usuário. A adoção da integração temporal possibilita que usuários usem duas linhas pagando apenas uma passagem.

O novo modelo de transporte público de Sapucaia do Sul adota um sistema inteligente, através da bilhetagem eletrônica e acompanhamento dos ônibus por meio do sistema de geolocalização do motorista. Os horários atualizados e itinerários do transporte coletivo estarão disponíveis, em tempo real, no aplicativo LEVIR. Das 14 linhas oferecidas anteriormente, agora os usuários passarão a contar com 19, representando um aumento de 36%. Outra novidade é que a cidade será dividida em lado leste e oeste, ou seja, os ônibus circularão em cada lado da linha do trem, diminuindo o tempo de viagens. “Uma pessoa que ia do Centro para o morro ficava quase uma hora dentro do ônibus. Agora a previsão é chegar ao seu destino na metade do tempo. Além disso, agora o usuário pode acompanhar exatamente onde o ônibus se encontra, em tempo real, não precisando ficar muito tempo na parada esperando”, afirma o diretor de Trânsito, Samuel Silva.

Outra novidade aos usuários é a integração entre as linhas e a gratuidade por tempo determinado. O cidadão que usar uma linha terá o benefício de uma hora de gratuidade se utilizar o transporte coletivo através dos cartões da bilhetagem eletrônica ou do app (via cartão ou smarphone), para usar uma segunda linha. “Quem vem do Carioca pode descer no Centro e pegar um ônibus que vai para a Colina Verde sem gastar outra passagem”, destaca o fiscal de transporte da Secretaria, Neudir Cardoso da Silva.

Os usuários podem usar os cartões TEU ou LEVIR, que pode ser usado com cartão ou diretamente pelo celular com o aplicativo. A recarga de créditos do LEVIR pode ser feita com boleto, transferência, cartão de crédito ou débito. Além disso, existe a possibilidade de transferência de créditos entre usuários pelo aplicativo LEVIR. Para fazer o cartão, basta acessar o site da empresa e realizar o cadastro. O cartão agiliza o processo de embarque e desembarque, além de ser mais seguro e prático. O cartão pode ser recarregado pela internet ou nas redes credenciadas na cidade. O diretor de trânsito do município afirma que todas as alterações e ajustes na oferta foram realizados após diversas análises e estudos diários da demanda de passageiros de cada linha e necessidades de cada região. Mais informações podem ser adquiridas no site da prefeitura.

Mudança dos terminais

Agora, a comunidade conta com sete terminais que facilitarão o acesso do usuário, descentralizando o embarque aos ônibus e reduzindo as aglomerações.

  • CENTRO A – avenida Sapucaia, 2092 e 2022;
  • PRAÇA – rua Rodrigues de Figueiredo, esquina com a Cel. Serafim Pereira;
  • CENTRO B - avenida Sapucaia, 2089;
  • SETE DE SETEMBRO - rua Sete de Setembro, esquina com a rua Otaviano Silveira;
  • HOSPITAL - rua Alegrete, esquina coma travessa Aliança;
  • HOSPITAL - rua Pinheiro Machado, esquina com a travessa Aliança;
  • LUIZ PASTEUR - avenida Luiz Pasteur, 1550.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895