Trensurb circula com intervalos de 20 minutos durante todo o dia nesta segunda-feira

Trensurb circula com intervalos de 20 minutos durante todo o dia nesta segunda-feira

Sindimetrô RS havia deliberado pela continuidade da paralisação em assembleia ontem

Felipe Faleiro

publicidade

A Trensurb confirmou no final da madrugada desta segunda-feira que os trens circulam hoje, durante todo o dia, entre as estações Novo Hamburgo e Mercado, em Porto Alegre, com intervalos de 20 minutos em ambos os sentidos. Nesse domingo, o Sindicato dos Metroviários (Sindimetrô RS) havia deliberado pela paralisação em assembleia da categoria, depois de uma reunião de mediação ocorrida no sábado entre a empresa de trens, o próprio sindicato, Ministério Público e Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), na sede do tribunal, em Porto Alegre.

Na última sexta-feira, a Trensurb havia entrado com ação judicial declaratória de abusividade de greve no TRT4 e foi atendida. O tribunal estabeleceu multa de R$ 100 mil por dia em caso de descumprimento da decisão. As estações estão abertas e há o reforço da Brigada Militar (BM) e guardas municipais.

Conforme o presidente do Sindimetrô RS, Luiz Henrique Chagas, a adesão dos funcionários das estações é superior a 90%, e dos operadores de trens em torno de 70%. "A empresa somente consegue abrir as estações e colocar alguns trens a funcionar porque há uma enormidade de FGs (funções gratificadas), que é algo que o Sindimetrô denuncia sistematicamente. A Trensurb consegue abrir, mas precariamente", disse ele, agora pela manhã.

Os intervalos dos trens costumam variar, em dias de semana, de seis a 20 minutos. Na terça-feira, o serviço retorna ao normal.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895